Vasco

Vasco

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

TRAGÉDIAS DA COLINA - TAÇA ESQUECIDA

O Vasco da Gama já deixou de comparecer a um jogo, em casa, São Januário, diante do Flamengo: em 25 de novembro de 1934. Mas pior foi no 6 de junho de 1999,  quando esqueceu de carregar um troféu duramente conquistado, diante do mesmo adversário e seu maior rival. 

Aconteceu após mandar (evidentemente) 2 x 0 Flamengo, pela Taça Rio, com Edmundo na rede, aos 17 e aos 48 minutos do segundo tempo. No primeiro gol, Zé Maria cobrou falta para a área fatal rubro-negra e o Animal chegou primeiro na maricota; no segundo, Ramon cruzou bola, da direita, para Edmundo, novamente, ser mais rápido do que a defesa do rivalaço, marcar e fechar a 16ª edição da disputa que rolava dede o 24 de abril. Antes, a Turma da Colina havia  carregado aquele caneco, que representava o segundo turno do Estadual, em 1988, 1992, 1993 e 1998. Daquela vez, no entanto, a rapaziada o esqueceu em um dos lados do gramado do Maracanã, onde a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro o colocou para o campeão levantá-lo diante de sua torcida (evidentemente). Só que, rolando comemorações, a moçada só sentilu falta da taça quando já estava nos vestiário, onde Edmundo posou para os fotógrafos a erguendo - fato inédito no futebol mundial, levantar taça no vestiário.

 O Clássico dos Milhões daquele título levou 64.845 pagantes ao ‘Maraca”, tendo apito por conta de Vágenr Tardelli Azevedo, e o time vasaíno escalado, pelo treinador Alcir Portela, com esta moçada: Carlos Germano; Zé Maria (Maricá), Odvan e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Vagner (Ramon) e Alex Oliveira (Fabrício Eduardo); Edmundo e Donizete Pantera.  

Se não tivesse brigado com a turma da Liga Carioca de Futebol e enfrentado o Flamengo, em novembro de 1934, possivelmente, o time vascaíno deveria ter sido: Chiquinho ou  Nascimento, Agnelli e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Alfredo I, ou Arlindo, Viladoniga, Gandula e Orlando Rosa Pinto, treinados pelo uruguaio Ramón Platero
                             REPRODUÇÃO DE LANCE DA REVISTA A +




Nenhum comentário:

Postar um comentário