Vasco

Vasco

sábado, 2 de outubro de 2021

HISTORI & LENDAS - GRADINAMITAGEM

  1 -  Gradim, oficialmente, Francisco de Souza Ferreira, não deve ser confundido com o desportista com o mesmo apelido, o real  Fernando Ramos Soares, descobridor de Roberto Dinamite. O treinador Gradim, nascido em Vassouras-RJ (15.06.1908) foi atleta, também, e o primeiro vascaíno a marcar um gol na era do futebol profissional carioca (02.04.1933), amistosamente, em um domingo, em São Januário, em Vasco 2 x 1 América-RJ. Saído do Bonsucesso, para a Colina, o goleador Gradim, que ganhou tal apelido por se parecr com um atacante uruguaio homônimo,  vestiu, também, a camisa da Seleção Brasileira, e foi campeão da Copa Rio Branco, no Uruguai, em 1932, ao lado do grande Leônidas da Silva, que era outro vascaíno, na ocasião. 

2 - Engana-se quem pensar que Roberto Dinamite foi atleta totalmente disciplinado – jogou entre 1971 a 1993. Em seu currículo vascaíno constam quatro expulsões de campo, em Campeonatos Brasileiros, compensadas com 754 gols, sendo 708 pelo Vasco da Gama, em 1.110- jogos. Ele é, também, o atleta que mais vezes atuou pelo time do Almirante, em em Brasileirões: 311. 

3 - Um dos jogos em que Roberto Dinamite foi expulso de campo era data festiva: 7 de setembro de 1977, em Vasco da Gama 1 x 0 São Cristóvão, diante de 11.966 pagantes, no banguense Estádio Proletário, em Moça Bonita-RJ, pelo segundo turno do Estadual-RJ. O árbitro Aírton Vieria de Morais o excluiu da partida, aos 15 minutos do segundo tempo, quando o placar já anotava o gol marcado por Helinho, aos 15 minutos da etapa inicial. O time do treinador Orlando Fantoni foi: Mazzaropi; Orlndo Lelé, Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Dirceu; Wilsinho (Paulo Roberto), Roberto Dinamite e Ramon Pernambucano.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário