Roberto, aos 17 de idade, atuou, pela primeira vez, pelo time principal vascaíno. Enfrentou o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova, em Salvador, em 14 de novembro de 1971, um dmingo, sob arbtragem do paulista Oscar Scolfaro e diante de 9.166 pagantes. O seu primeiro Vasco-A teve: Andrada; Fidélis (Haroldo), Moisés, Renê e Alfinete; Alcir e Afonsinho; Luís Carlos Lemos, Pastoril (Roberto), Dé e Rodrigues, treinados por Admildo Chirol.
Vasle ressaltar que o Roberto Dinamite só marcou um gol diante do Tricolor de Aço (apelido do time baiano): em Vasco da Gama 2 x 1
Bahia – 03.02.1974 -, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, na Fonte
Nova, em Savlador, com arbitragem de Agomar Martins-RS (?), público de 25.543 e
renda de Cr$ 230 mil e 12 cruzeiros. O Dinamite bateu na rede, aos 29 minutos
do segundo tempo, desempatando a partida, que teve o Almirante abrindo o placar, aos 23 da etapa inicial, por intermédio
de Gaúcho (Carlos Roberto Orrigo Cunha). Time do feito: Andrada; Fidélis,
Marcelo, Miguel e Alfinete; Alcir, Gaúcho (Jorginho Carvoeiro) e Buglê; Luís
Carlos Lemos, Roberto Dinamite e Bill, treinados por Mário Travaglini.
De volta ao plrimeiro parágrafo, lá m cima, uma semana depois da estreia do Roberto contra o Bahia, em 1971,ele já entrou no time como titular, em Vasco da Gama 1 x 2 Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte, assistido por 29.114 pagantes e com arbitragem por Romualdo Arppi Filho, também paulista. Daquela vez, ele foi substituído, durante o decorer da partida, por Ferreti (Fernando, um atcante de 1m88cm de altura, incomum no futebol brasileiro e que viveu entre 1949 a 2011.Devido ao seu tamanho, foi foi apelidado por "Chope Duplo".
Em 21 de novembro daquele 1971, Roberto começou a voar para a glória. Em Vasco 2 x 0 Internacional-RS, pelo mesmo Brasileirão, no Maracanã, ele cobrou falta que explodiu na rede colorada, com tanta violência que garantiu-lhe o apelido famoso. Havia 10.449 presentes e ele sasíra do banco dos reservas para substituir o ponta-esquerda Gílson Nunes. O "Gol Dinamite".
Rreprodução do site www.vascodagama.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário