Vasco

Vasco

sábado, 3 de outubro de 2020

O VENENO DO ESCORPIÃO - PROFESSOR COELHUDO E O PESCADOR DE COMETAS

    Eu imaginava que o primeiro esporte espacial (bem longe da Terra) viesse a ser o enxadrismo -  Com rei, cavalo, torre, etc voando lá por dentro de uma nave, daria para pegá-los e usá-los em um  hipotético e esquisito tabuleiro de xadrez, em filmes de ficção científica. Confere? No entanto, quem deu o pontapé (isto é, braçopé) inicial para o lançamento dos esportes espaciais foi o golfe, por intermédio do astronauta Alan Shepard, viajante à Lua a bordo da Apollo 14, em fevereiro de 1971.  

 Qual poderia ser a segundona modalidade a ganhar altitude. Estávamos a caminho de sermos  incompetentes em futurologias desportiva aeroespacial, até que o pós-doutor Heiladir Coelho - professor de Microbiologia, da Universidade de Brasília-UnB, entrou no lance, contando a história no antigo Bar Zebrinha, da L-2Norte.

O mestre Heiladir, que costumava escrever para editoras norte-americanas, pois preferia comprar e ler livros de ficção científica no idioma original, tornou-se freguês das casas Doubleday e Aleph, que lhe venderasmn, entre outros, The End of Eternity; Fantastic Voyage; The Gods Themselves; Fantastic Voyage II: Destination Brain e Nemesis, todos assinados por Isaac Asimov. Tempos depois, o Doutor Coelhudo (como eu o chamava, éramos íntimos), contou-me ter conseguido, por meio daquelas editoras, contatar o autor desses livros e recebido do cara um texto em que o dito cujo futurologava transporte de água (ainda no século 21) para uma colônia mantida por terrestres na Lua. Segundo ele, seria atraindo cometas. 

 Asimov (1920 a 1992), nascido russo e naturalizado norte-americano, foi bioquímico e ficcionista literário. Com a sua futura pesca de cometaso meu tataraneto, caso a ciência espacial seja muito rápida, pelos próximos tempos, poderá colocoar medalhas lunares no peito. 

Alguém me falou que o Asimov escreveu um artigo em que, entre outras coisas, passa por este tema pescador na antiga revista Manchete. Caso você a tenha, por favor, informe ao Kike, ou reproduza as páginas, em escaner, e mande pra cá, pra gente saber como será essa nova esportividade. Será que dará pra gente praticá-la bebendo uma cervejinha? Fico no aguardo. Tá valendo?   

                                           Gustavo Mariani, Editor do Kike 

Nenhum comentário:

Postar um comentário