Vasco

Vasco

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - VASCO X BRASIL

 Tá no Caderninho da Colina de 1950: o Almirante encarou o Brasil, isto é, a Seleção Brasileira, em duas oportunidades. Mas se tratavam de jogos-treinos, preparativos para a Copa do Mundo que seria por estas plagas.

No primeiro, o Almira segurou 3 x 3, em São Januário, com gols de Álvaro, Xaxá e Nena (contra); no segundo, no Maracanã, que ainda não estava totalmente pronto, os vascaínos do Vasco (o escrete nacional estava repleto deles) escorregaram, por 2 x 3, com Jair e Vasconcelos comparecendo ao filó. Barbosa e Alfredo atuaram pelo Almira, nos dois jogos, e Augusto, Ely e Chico no segundo. O Jair vascaíno das duas escalações não é o Jair Rosa Pinto que havia sido cruzmaltino bem antes, vale ressaltar.

Os 3 x 3 foram em 9 de junho, apitado por Oto Vieira, com os vascaínos Maneca e Ademir Menezes (além do corintiano Baltazar) marcaram para a Seleça, que ainda não era canarinha. A Turma da Colina alinhou: Barbosa; Laerte (Gim) e Wilson; João Martins, Lola e Alfredo; Ferrinho, Jair, Álvaro Xaxá, Ipojucan e Ismar. A Seleção Brasileira teve: Castilho; Augusto (Nilton Santos) e Juvenal (Nena); Bauer, Danilo (Rui) e Noronha (Bigode); Maneca, Zizinho (Jair), Adãozinho (Baltazar), Ademir e Chico (Rodrigues). Técnico: Flávio Costa.

Vasco 2 x 3 Seleção Brasileira foi em 18 de junho, com a rapaziada sendo: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Lola e Alfredo; Jair, Vasconcelos, Álvaro Xaxá, Lima e Chico. O selecionado nacional alinhou: Castilho, Nilton Santos e Nena; Bauer, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir Menezes, Baltazar, Jair e Rodrigues. Neste jogo, Ademir Menezes balançou, por duas vezes, as redes cruzmaltinas – Rodrigues fez o outro - como o Vasco tinha Barbosa, Augusto, Danilo, Maneca, Ademir, Chico e Ely na Seleção Brasileira, para esta ganhar do Vasco, foi preciso o Vasco ajudar.

 O jogo-treino de 18 de junho marcou o primeiro desfile da jaqueta vascaína pelo gramado do Maraca. A segundona ainda não foi em um jogo oficial. Rolou durante a tarde de 30 de julho do mesmo 1950, com Vasco 1 x 0 Madureira (gol por Ipojucan), pelo Torneio Início do Campeonato Carioca. Oficialmente, o primeiro jogo vascaíno no estádio foi em 27 de agosto de 1950, com 3 x 2 Bangu, pelo Estadual, que só terminou em 1951. Ademir foi o cara da tripleta no filó.

OBS: como jogo-treino e Torneio Início não contam nas estatísticas, Ademir Menezes fica sendo o vascaíno a marcar o primeiro gol oficial do Vasco no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário