Vasco

Vasco

domingo, 28 de fevereiro de 2021

O VENENO DO ESCORPIÃO - DEBUSSY, O FRANCÊS INOVADOR DO 'SOM ERUDITO'

 A França estará comemorando, na próxima temporada, 160 viradas de calendário do nascimento do compositor   Claude Debussy , o criador do que foi chamado por impressionismo na música. Alguns estudiosos, até enxergam a sua influência no piano da Bossa Nova.

Nascido pelas proximidades de Paris, Debussy era filho de família pobre e sem intimidades com a música, o que apareceu em sua vida, por acaso, aos 7 de idade, quando uma tia ofereceu-lhe aulas de piano. Sem nunca ter escutado um som daquilo, ele topou e foi para aquela aventura que, aos seus 11 de idade, já lhe fazia aluno do respeitabilíssimo Conservatório de Paris, onde estudou por mais 11.

Garoto danado, Debussy venceu uma disputa ao piano, tocando Chopin. Tocou na alma de Magda Von Meck - patrocinadora do russo Igor Tchaikovsky -, mas só por volta de 1880 mostrou as suas primeiras composições. Em 1884, venceu concurso de composição e o prêmio foi estudos na Itália, onde conheceu o compositor alemão Richard Wagner, que o influenciou, por algum tempo. Voltou à França e saiu desta vida autor de 227 peças, das quais Clair de Lune, de 1905, é a sua obra mais famosa.

                                Debussy nasceu em 22 de agosto de 1862 

Em 1914, durante a I Guerra Mundial, Debussy desinteressou-se pala música e só voltou a compor, em 1917, em seu último trabalho, a Sonata para Violino e Piano L 140, que viria a representar, também, a sua última apresentação pública, já em 1918, durante bombardeio pela Alemanha nazista a Paris - seu legado vai de obras de piano solo até composições orquestrais.

Paris deve a Debussy tê-la voltado a ser, no Século 20, o maior centro do “planeta música”. O estilo que ele criou, o  chamado "impressionismo musical", trouxe timbres ricos e diferenciados na estrutura formal, mostrando negação harmônica tradicional e introduzindo ideias que aparecem constantemente no decorrer de uma partitura, para associá-la a um personagem. Por ali, a sua peça mais conhecida é  “Prélude à l'après-midi d'un faune”.

 Os biógrafos de Debussy dividem as suas criações por três fases: 1 - até 1902, confrontando-se com a música de Wagner e de compositores franceses/russos, quando compões “Pélleas et Mélisande”, a sua única ópera;  2 - fase intermediária, repleta de experimentações de timbres e desenvolvimento de técnicas tonais; 3 - últimos tempos de vida, quando compõe o mistério musical “O Martírio de São Sebastião” , o balé “Jeux” e as adaptações musicais “Trois poèmes de St. Mallarmé” – eterno Claude Debussy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário