Vasco

Vasco

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VASCO DAS CAPAS - RUBENS E O LOBO

Na noite do sábado 29 de março de 1958, o torcedor que levou Cr$ 4 milhões, 140 mil, 891 cruzeiros (moeda da época) ao Maracanã saiu no lucro. Assistiu "um espetáculo de raro esplendor", classificou o Nº 124 de "Manchete Esportiva", datada de 5 de abril, mesmo com o placar ficando "em cima do muro": 1 x 1. Aquele "Clássico dos Milhões" valeu pelo Torneio Rio-São Paulo, que o Vasco viria a conquistar, como o primeiro de três, e teve o seu tento marcado por Rubens, cobrando pênalti, aos 7 minutos do segundo tempo – o time do dia, treinado por Francisco Ferreira de Sousa, o Gradim, teve: Hélio (Barbosa); Paulinho de Almeida (Dario), Bellilni e Écio; Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Vavá, Rubens e Pinga.
O detalhe daquele jogo foi a grande atuação do meia Rubens, que você abraçando Zagallo, na contracapa da "ME". Mereceu uma dos maiores elogios que um atleta da época poderia receber, que era ser o "Personagem da Semana" de Nélson Rodrigues, pela mesma revistas citada acima.
Por um longo texto, de meia página, o articulista contou a historia de Rubens, um jogador sensacional, espetacular, tão adimirado pela torcida do Flamengo, que esta o chamava de "Doutor Rubis" e chegava a gostar, inclusive, dos seu s defeitos, como fintar muito, prender a bola. No auge da glória, Rubens fora barrado, pelo treinador Fleitas Soliche, e o Flamengo o mandara, como "ferro velho", para o nordestino Santa Cruz, de Recife, que o devolvera, como imprestável.
Perto do final da crônica, Nélson vai até o jargão "o mundo dá muitas voltas", cita a contratação de Rubens, pelo Vasco, oseu gol sobre os rubro-negros: "...há uma penalidade que Rubens vai cobrar. ele o faz voluptousamente e com tão monsrtruoso êxito que a bola aromba as redes flamengas. Era o gol...a desforra. Ele se vingara do Flamengo, de Soliche, da torcida que o esquecera...Rubens sai de campo quase vingado...É justamente pela dor de frustração (pelo que passara no Fla) que Rubens merece, desta vez, o título de meu personagem da semana", finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário