Vasco

Vasco

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

HISTÓRIAS DO KIKE - APANHA, ADEMIR, APANHA! (DOS BECÕES MALVADAZAÇOS)

    O antigo goleador cruzmaltino Ademir Menezes contava que, durante as partidas das década-1940/1950, os zagueiros disputavam entre si quem seria o primeiro a ser expulso de campo, batendo nele. "Eu os cumprimentava, um a um, antes de um jogo, pra ver se eles amaciariam pro eu lado, mas não adiantava. Um deles, o xerifão Gérson, do Botafogo, certavez, me disse que havia perdido uma boa grana em apostas nos cavalos e que, naquele dia, pra ganhar o "bicho" pela vitória, se preciso, me mataria", lembrava, queixando-se, ainda, de urros nos rins, cotoveladas nas costelas e bicudas nos tornozelos.

 Ademir  lembrava de um Vasco da Gama x Bangu trágico pro seu lado: “Houve um lançamento longo para mim. Quando parti para a bola, ouvi um beque banguese gritar pro outro: “Esta é minha”. Era a senha pra me dar uma pancada. E me acertou.  Cai ao chão, estatelado, o que se repetiu em outros lances, com os caras disputando quem me batia mais".

                                     Reprodução de https://www.supervasco.com/noticias


 Este jogo foi em 12 de setembro de 1943, pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no estádio da Rua Ferrer, com a dupla de zaga banguense formada por Enéas e Paulo. Com certeza, Ademir “pediu mesmo para apanhar”, pois marcou três gols na balaiada vascaína, por 7 x 0.        

Duarante as décda-1940, quando Ademir Menezes chegou ao Vasco da Gama (pertencia ao Sport Recife), os estádios do futebol carioca tinham cadeiras na pista ao lado do gramado e separação entre as arquibancadas baixas, pra evitar que torcedores inflamados pudessem discutir e brigar. 

Um dos zagueiros que mais batia em Ademir Menezes era o futuro treinador e "gentleman" Zezé Moreira. “Ele ia ao gramado só pra bater,  tirar um ou dois do jogo, pois, naquele tempo, jogador expulso de campo poderia ser substituído. Pior: o Botafogo tinha um reserva, o Martim, que ficava no banco só aguardando o momento do Zezé ser expulso, para ele entrar na partida”, contava Ademir dos tempos em que os becões malvados usavam chuteiras de bico duro, com reforço de metal sob couro curtido, “para intimidar”, afirmava.   

 Daquele jeito, Ademir Menezes teve muita sorte de sair vivo das partidas que disputava. Mas enfrentou duas fraturas de pernas, afundamento do osso malar e cicatrizes espalhadas por todo o corpo. Isso tudo quando ainda não havia a medicina esportiva, ninguém sabia no Brasil o que seria uma cirugia de meniscos – o primeiro a submeter-se a isso foi Russo (Adolfo Milman), operação feita no exterior. A maioria dos atletas usavam joelheiras para se protegerem.  

                     Reprodução de https://www.supervasco.com/noticias


   Ademir considerava o Sul-Americano de 1946 um dos piores episódios de sua carreira. Contava: “Sem querer, quebrei a perna de um argentino, no Maracanã, em um jogo da Copa Roca (23.12.1945, em São Januário-RJ). Quando fomos jogar em Buenos Aries, pelo Sul-Americano (10.02.1946), o cara  (Batagliero) desfilou, antes da partida, em frente à torcida, com a perna gessada. Veio o jogo e um choque entre o Jair (Rosa Pinto) e um outro argentino causou mais uma perna quebrada. A torcida invadiu o gramado e comandou um massacre pra cima da gente. Debaixo de muitas pancadas, conseguimos nos refugiar no nosso vestiário. Achávamos que estávamos em segurança, quando um funcionário da federação de futebol deles (Associação Argentina de Futebol) veio nos dizer que não garantiria nos tirar vivo dali, se não voltássemos ao gramado. Voltamos, apanhamos mais e perdemos na bola (0 x 2)”.

 Pelos seus últimos tempos de atleta (1952 a 1956), o pior marcador de Ademir foi Jadir, do Flamengo. Isso bem antes de Moisés (antigo becão do Vasco da Gama) dizer que ‘zagueiro deve aproveitar os primeiros cinco minutos pra bater a vontade, pois nenhum juiz expulsa ninguém com cinco minutos de jogo”. Jadir já parecia saber daquilo e não perdoava Ademir.


                         PUBLICADO NO JORNAL DE BRASILIA DE de 11.04.2024





Nenhum comentário:

Postar um comentário