Vasco

Vasco

sexta-feira, 20 de junho de 2014

PISADÃO NA COLINA

 Assim como Romário, maior nome da Copa do Mundo-1994, que estreou com derrota na Seleção Brasileira principal, o time canarinho estreou com derrota, em São Januário. Foi em 15 de janeiro de 1939, caíndo ante os argentinos, por 1 x 5, diante de 40 mil presentes. Mas dá prá justificar o vexame: por aquela época, seis anos após a implantação oficial do profissionalismo no futebol brasileiro, a bola dos argentinos era infinitamente superior à nossa. Não dava para encarará-los. Tanto que houve uma fase em que todo time brasileiro tinha que ter jogador “hermano”.
O duelo de sete décadas e meia passadas valeu pela Copa Rocca, um trofeu oferecido pelo presidente argentino Julio Rocca, e foi apitado pelo carioca Carlos de Oliveira “Tijolo” Monteiro, que não expulsou ninguém. A Argentina abriu o placar, aos 9e minutos, por intermédio de Enrique Garcia: 1 x 0. Aos 20, Masantonio aumentou: 2 x 0. Aos 34, Manuel Moreno, ampliou: 3 x 0. Masantonio voltou à rede, aos 11 da segunda etapa, e Moreno, aos 15, da mesma fase. O único tento brasileiro foi marcado pelo ex-vascaíno (em 1934) Leônidas da Silva , aos 16 minutos do segundo tempo.
A Seleção Brasileira, dirigida por Carlos Nascimento, jogou com: Batatais; Domingos da Guia e Machado II; Bioró, Brandão e Médio; Luizinho, Romeu Pelliciari, Leônidas da Silva, Tim e Hércules. A Argentina foi: Gualco; Montañes e Coletta; Arcadio López, Rodolfi e “Arico” Sauárez; Peucelle, Sastre, Masantonio e Moreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário