Vasco

Vasco

domingo, 1 de junho de 2014

FERAS DA COLINA - BENETTI

 
Não foi fácil para o meia Benetti, que viveu até 2012, trocar São Paulo por São Januário. Caçula, de cinco irmãos, os seus pais não queriam, de jeito nenhum, vê-lo longe de casa. Foi quando entrou no circuito um antigo ídolo da torcida vascaína, o atacante Pinga, que era amigo de sua família e teve de conversar muito, até convencer  a mãe do rapaz e quem fazia maior pressão para o filho não sair. Pinga via que as grandes partidas feitas pelo amigo, defendendo o Juventus-SP, não poderiam ficar só naquilo.
Nascido na paulista Oriente, em 12 de outubro de 1945, José Benetti começou a carreira por um time chamado Irmãos Romanos, filiado à Federação Paulista de Futebol. De lá, foi para o Juventus, quando ficou conhecendo Pinga. Casado, com Meire Marques, Benetti gerou um filho, Raul Marques Benetti. De início, Benetti estranhou o sistema tático no qual foi lançado no time do Vasco. Ele era um jogador de características ofensivas e teve de atuar mais recuado, plantado, atrás  da linha atacante. Só subiu de produção quando o treinador Evaristo de Macedo lançouo mais à frente. A partir dali, quando não começava uma partida, a torcida vascaína pedia a sua entrada, gritando "Benetti, Benetti!" 
Benetti foi o autor do gol que abriu o placar, na noite de 19 de novembro de 1969, no Maracanã, quando Pelé marcou o seu milésimo gol, em Vasco 1 x 2 Santos. Certe vez, Benetti falou à imprensa que o tento saíra de um pênalti inexistente. Dizia ter assistido ao lance de muito perto, e não tinha dúvidas de que o juiz pernambucano Manoel Amaro de Lima errara.
Naquela noitada, escalado pelo treinador Célio de Sousa, o homem que inaugurou o placar na festa do "Rei do Futebol" estava nesta formação vascaína: Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Buglê, Benetti e Danilo Menezes (Silvinho); Acelino (Raimundinho) e Adílson. O gol de Benetti saiu aos 10 minutos do primeiro tempo, visto por 65.157 pagantes, que pagaram NcZ$ 253 mil, 275 novos cruzeiros e 25 centavos para testemunharem um grande fato do futebol mundial. (Foto reproduzida de www.netvasco.com.br). Agradecimento. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário