Vasco

Vasco

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ANIVERSARIANTE DO DIA - BRILHANTE

Alfredo Brilhante da Costa foi o nome do zagueirão nascido no Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1904, e que viveu até e 8 de junho de 1980. Esteve cruzmaltino de 1924 a 1933. Foi lançado no time da Colina durante o Campeonato Carioca de 1924, quando o Vasco carregou taça e faixas.                                             Por jogar sério, o treinador Píndaro de Carvalho o convocou para a equipe carioca que representou o Brasil na Copa do Mundo de 1930,  no Uruguai, quando Itália e Fausto dos Santos foram outros representantes de São Januário na campanha.
 Naquele encontro, o Brasil caiu, por 1 x 2, ante a então Iugoslávia, formando com: Joel, Brilhante e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando Giudicelli; Poly, Nilo, Araken, Preguinho e Teófilo. Em 1970, o “Jornal dos Sports” publicou uma matéria afirmando que fora Brilhante, e não Leônidas da Silva, o verdadeiro inventor da jogada que ficou  consagrada pro “bicicleta”.
Em 1924, quando Brilhante começou a ser escaldo, por Platero, o time-base vascaíno o tinha jogando mais adiantado. A formação era: Nélson, Leitao e Mingote (Espanhol). Brilhante, Bolão (Paulo Santos) e Arthur; Paschoal, Torteroli (Russinho), ceci (Pires) e Negrito. A partir de 1927, ele começou a aparecer na zaga cruzmaltina, já tendo o inglês Harry Welfare como treinador. Segurou o posto de titular até 1931, tendo formado, ao lado de Itália, iso é, Luis Gervazoni, uma das duplas mais famosas da defesa, campeã carioca em 1929.
  Na foto, Brilhate é o segundo, em pé, da esqureda para a direita, ao lado de Tinoco, Itália, Jaguaré, Faugso e Mola. Agachados, na mesma oordemestão Paschoal, Orlandinho, Russinho, Mário Mattos e Santana. (foto reproduzida da revista Grandes Clubes). Agradecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário