Vasco

Vasco

terça-feira, 10 de novembro de 2015

RAIOS DA COLINA QUEIMAM BOTAFOGO

Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. No entanto, isso parece não valer para o futebol. Pelo menos, foi o que rolou em duas oportunidades, quando o Vasco da Gama venceu o Botafogo, pelos mesmos 2 x 0, nos mesmos local e horário, e  conquistou a mesma Taça Guanabara.

Da primeira vez, quando a Fedração Carioca de Futebol decidiu que o vencedor do seu campeonato não seria mais o representante guanabarino à Taça Brasil, que encaminhava um time brasileiro à Taça Libertadores da América. E, para aquilo, criou a logo apelidada Taça GB.

                 FOTO REPRODUZIDA DE WWW.NETVASCO.COM.BR

   O lateral vascaíno Oldair Barchi segurou o Mané Garrincha

 Juntaram-se, então, os seis principais clubes guanabarinos – América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama (pela ordem alfabética) e disputaram um turno com seis e um outro com quatro equipes. Ao final, em 5 de setembro de 1965, os vascaínos enfrentaram o Mané Garrincha pela última vez, desde 1953, e saíram Maracanã campeões, diante de 115.064 pagantes – Gainete; Joel Felício, Brito (capitão), Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho Goiano, Célio, Mário Tilico, Célio e Zezinho, treinados por Zezé Moreira fôramos caras que venceram Manga; Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Aírton e Gérson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Roberto. Em visitas ao placar, pintaram Oldair,a os 40 minutos do primerio tempo, e Paulistinha (contra), aos cinco do segundo.

 Passaram-se 12 temporadas e veio o 29 de maio de 1977. Novamente, o Almirante sapecou duas pipocas na caçapa botafoguense, daquela vez por conta de Roberto Dinamite, aos 21 e aos 23 minutos do segundo tempo,  diante de 131.741 pagantes. Para a galera vascaína, gols qu valeram mais do que os de 19645, pois fizeram do Almria bi da Taça GB-1976/77 – Mazarpoi; Orlando Lelé, Abel, Gealdo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanatta e Dirceu Guimarães; Wilsinho (Luís Funmachu), Roberto Dinamite e Ramon Pernambucano (Helinho), treinados por Orlando Fantoni.       

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário