Vasco

Vasco

terça-feira, 24 de novembro de 2015

CORREIO DA COLINA - POVÃO

"Os jogos do Vasco estão entre os de maiores rendas no Maracanã?" Antônio Francisco dos Santos Filho de Sousa-PB.
Como o  Estádio Mário Filho teve capacidade reduzida, para 60 mil pessoas, e  2014, tem-se que o seu  maior público  foi durante o derradeiro jogo da Copa do Mundo-1950, quando mais de 200 mil espectadores teriam entrado na casa, pra chorar Brasil 1 x 2 Uruguai. Conta-se que, em determinado momento, as catracas pararam de registrar entradas. Logo, nunca se terá certeza do número exato de presentes. Certo mesmo é que, em jogos entre selecionados, o maior público ficou com Brasil 1 x 0 Paraguai, pelas Eliminatórias do Mundial-1970, em 31 de agosto de 1969: comprovadamente, 183.341 mil pessoas passaram pelas roletas.
Entre clubes, o maior número de almas" foi em 15 de dezembro de 1963, quando Flamengo e Fluminense disputaram a final do Campeonato Carioca e empataram, por 0 x 0, ante  177.020 pagantes. O Vasco já levou grandes públicos ao Maracanã, mas não ganha estas. Pra consolo de torcedor apaixonado, em 1950, o escrete canarinho tinha o treinador Flávio Costa e oito jogadores vascaínos – Barbosa, Augusto, Ely, Danilo, Alfredo, Maneca, Ademir e Chico. Pena que o flamenguistas Bigode e Juvenal tenham entregado o jogo, um deixando Gigghia vencê-lo no lance, e o outro não fazendo a cobertura., Sobrou para Barbosa, que foi certo no lance que era a repetição do primeiro gol uruguaio.     

Um comentário:

  1. Para início de conversa, sou do tempo dos grandes clássicos que levavam frequentemente mais de 100, 120, 140 mil espectadores ao Maracanã. Vascaíno desde o tempo de Barbosa (Ernani), Augusto, Wilson, Eli, Danilo, Jorge ou Alfredo. Tesourinha (Friaça), Maneca, Ademir, Ipojucan e Chico (Mário), cansei de ver os grandes clássicos entre os 4 grandes do Rio (houve uma época em que tinham seis, incluindo o América e mais o Bangu) com o estádio sempre cheio.
    Depois do chamado "padrão Fifa" ao qual foram submetidos os grandes estádios brasileiros, e entre eles o nosso velho e querido ex-Colosso do Derby, fui ao "novo" estádio apenas umas 4 vezes, numa dessas para ver Alemanha x França, pela Copa do Mundo. Comparativamente ao antigo estádio é incrível a diferença para pior, no intuito de melhorar. Hoje o estádio ficou elitizado. Virou teatro. Com assento numerado. Uma pena. Qualquer hora, se me permite o Kika da Bola, volto para um comentário mais detalhado do que achei das transformações pelas quais passaram o nosso então querido Estádio Mário Filho (ex-Ângelo Mendes de Moraes). Um abraço

    ResponderExcluir