Vasco

Vasco

quinta-feira, 20 de julho de 2017

HISTÓRIA DA HISTORIA - GARRINCHA

 Durante o mês 7, o camisa 7  Mané Garrincha, em jogo de 7 gols, esteve vascaíno.  Pois é!  Há meio-século, no 20 de julho de 1967, marcando um gol, de falta, aos 20 minutos do segundo tempo, em Vasco 6 x 1 Seleção de Cordeiro-RJ.
Garrincha poderia ter sido um cruzmaltino em 1947, quando um tio dele – Manoel Francisco dos Santos –  pediu ao amigo Gradim (Francisco Ferreira de Souza), o  treinador da "Turma da Colina", para dar-lhe uma chance. Estava perto de fazer 15 anos. Mas o garoto não teve paciência para ser chamado a treinar. Quatro anos depois, Garrincha, isto é, ainda Manoel dos Santos, voltour a São Januário, para uma nova tentativa. Só que não levou   chuteiras e nem o clube as tinha sobrando. 
Em 1967, Garrincha era corintiano. Mas não vinha dando certo. Marcara só  dois gols, em 13 jogos.  Cedido ao Vasco, tentou a sorte no clube, pela terceira vez. Mas  só treinava. Um dia, o zagueiro Brito, o capitão do time, pediu aos cartolas para definirem o futuro do amigo e o "Torto" foi relacionado para um jogo, contra o Bangu, pela Taça Guanabara-1967. Antes, haveria um amistoso, contra a seleção municipal de Cordeiro-RJ.
 Mesmo tendo se machucado no treinamento das véspera, Garrincha jogou, no sacrifício e agravou a contusão, encerrando mais uma tentativa de ser vascaíno. Só o foi por 90 minutos, em prélio que homenageou João Beliene, o então único sócio fundador do Vasco ainda vivo. 
Para aquela promoção, o Vasco usou reservas,  juvenis e jogadores que vinham sendo testados pelo técnico Gentil Cardoso. Confira a ficha técnica, abaixo:
20.07.1967 - Vasco 6 x 1 Seleção de Cordeiro-RJ. Local: Cordeiro (RJ). Juiz: Vander Carvalho. Renda: NCr$ 2. mil 727 novos cruzeiros e 25 centavos. Gols: Bianchini, aos 15, aos 18 e aos 35, e Zezinho, aos 21 min do 1º tempo; Milano (Cor), aos 10; Garrincha , aos 20, e Valfrido, aos 35 minutos do 2º tempo. Vasco: Édson Borracha (Celso); Djalma, Ivan (Joel), Álvaro e Almir; Paulo Dias e Ésio; Garrincha, Bianchini (Sílvio), Zezinho (Valfrido) e Okada (William). Técnico: Gentil Cardoso.
FOTO DO ÁLBUM DE VALDIR APPEL, EX-GOLEIRO DO VASCO


Nenhum comentário:

Postar um comentário