Vasco

Vasco

segunda-feira, 17 de julho de 2017

CRUZMAÍDOLOS E MENGUÍDOLOS-28

Reprodução da revista "Grandes Clubes"
  Zizinho tinha por um dos seus maiores amigos o goleador vascaíno Ademir Marques de Menezes, com o qual gostaria muito de voltar a jogar. E aconteceu, pelo final de1955, quando  os argentinos Independiente e Racing vieram ao Rio de Janeiro disputar o Torneio do Atlântico, contra Vasco e Flamengo.
 Sabedor do desejo do "Mestre Ziza", os vascaínos entraram em contato com o clube dele, o Bangu, que concordou e o cedeu para dois jogos no mesmo time do centroavante que considerava um irmão. No primeiro jogo, o Vasco perdeu do Independiente, por 1 x 4, mas recuperou-se no segundo, com 3 x 2 Racing, na disputa do terceiro lugar.
VASCO 1 x 4 INDEPENDIENTE-ARG, em 27 de dezembro de1955, no Maracanã, teve apito por Harry Davis, auxiliado por Anver Bilate e Pedro Vilas Boas. Gol vascaíno foi de Pedro Bala e o time de São Januário este: Hélio, Dario e Coronel; Mirim (Laerte), Orlando e Beto; Pedro Bala, Zizinho, Ademir (Vavá), Pinga (Alvinho) e Parodi (Wilson). O paraguaio Parodi foi expulso de campo, no segundo tempo.
VASACO 3 X 2 RACING, três dias depois, novamente no Maracanã, foi arbitrado por Charles Williams, auxiliado por Lino Teixeira e Cícero Pereira Júnior. Pedro Bala, Vavá e Pinga foram às redes por essa formação: Hélio, Paulinho e Dario; Mirim, Orlando (Laerte) e Beto; Pedro Bala, Zizinho, Vavá, Pinga e Wilson (Ademir).
Depois daquilo, Zizinho, ainda, voltou a ser vascaíno, mas como treinador, em 1967 e em 1972. Nesta segunda passagem, ele comandava o time que empatou, por 2 x 2, com o Flamengo, em 7 de maio, quando Tostão estreava como vascaíno.


Reprodução da revista "Esporte Ilustrado"
FLAMENGUISTA  – Zizinho saiu das  divisões de base do Byron, de Niterói, para a Gávea. Esteve rubro-negro entre 1939 a 1950, tendo participado da conquista do título estadual de 1939 e do primeiro tri do clube-1942/43/44.
 Ele disputou 318 partidas, com 187 vitórias, 56 empates e 75 derrotas. Marcou 146 gols, tendo sido o  maior ídolo da torcidas rubro-negra, até o surgimento de Zico, na metade da decada-1970.
Thomaz Soares da Silva era o nome  de registro civil do craque, que seria, hoje, uma espécie de meia-atacante.
 Nascido em 14 de setembro de 1921, em São Gonçalo-RJ, Zizinho viveu até 8 de fevereiro de 2002. Eleito o melhor das Copa do Mundo-1950, no Brasil, totalizou 54 jogos e 31 tentos pela Seleção Brasileira, entre 1942 e 1957. Muitos que o viram em ação disseram que tinha mais bola do que Pelé.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário