Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de julho de 2019

KIKINHA - POR 'LA TANITA' (INTERINA)

A interiníssima SuperTânia
Oi, gente! Como a Kika avisou, a substituirei, por algumas colunas, pois ela precisou viajar, para madrinhar o casamento de uma amiga nossa. As última nota de hoje foi deixada e tem a cara dela.. Começo neste dia 12 de julho, número sagrado na mitra judaico-cristã. 12: eram as tribos de Israel; a quantidade de espiões enviados por Josué à Terra Prometida; as pedras usadas por Elias para construir um altar, e a idade de Jesus quando maravilhou os mestres do templo de Jerusalém. O Vasco teve vários camisa 12 que decidiram muitos jogos no segundo tempo, confere? Agora, vamos ao trabalho:

1 - Em 15 de maio de 1887, o abolicionista José do Patrocínio apresentou proposta à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, para que o lucro com as apostas em corridas de cavalo fossem tomadas pelos cofres municipais.  O turfe foi um dos primeiros esportes adorados pelo carioca. Teve até publicações especializadas.

2 - O Papa Pio 10 adorava o esporte. Mas, inintendivelmente, quando tornou-se bispo da italiana Mântua, a partir de 1884, proibiu a rapaziada de bicicletar. Nascido Giuseppe Melchiore, em 2 de junho de 1835, viveu até  20 de agosto de 1914, tendo iniciado o seu papado em 4 de agosto de 1903. Foi o Papa 257 e  já virou santo. Mesmo com o pecado contra o ciclismo.   

3 - Em julho de 1906, jovens soldados que treinavam manobras militares pelos arredores de Santa Cruz, hoje, bairro um pouco distante do centro do Rio de Janeiro, ganharam dois campos de futebol à beira dos acampamentos, para os momentos de diversão. Quem não perdia um jogo da rapaziada era o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, que viveu entre 12 de maio de 1855 a 9 de setembro de 1923. Sobrinho de Deodoro da Fonseca, o proclamador da nossa república, Hermes tornou-se presidente do Brasil, entre 1910 a 1914. 



4 -  O Vasco da Gama criou departamento de futebol, em 26 de novembro de 1915, para a bola rolar a partir de 3 de maio de 1916, usando camisas pretas, com a cruz da Ordem de Cristo, no lado esquerdo do peito.



5 - Por Kika - Quando o general e presidente português Craveiro Lopes visitou o Rio de Janeiro, em 1957, os repórteres estavam curiosos para perguntar-lhe se ele gostaria de assistir algum jogo do Vasco da Gama. Não conseguiram nem sussurrar-lhe, pois o nosso Ministério das Relações Exteriores fixou (para repórteres e fotógrafos) distância mínima de 50 metros do visitante. E o pior, segundo o photografo Gervásio Batista: só poderiam fotografa-lo de perfil.

- De pé frio? – indagou o ponta-direita Sabará, segundo o seu amigo Gervásio.

                                                                     NOTA DO KIKE:

     Chamamos La Tanita, também, por SuperTânia, porque ele é a única sergipana com 1m73cm de altura. Se houvesse alguma de mais altitude por aquela gloriosa terra, lhe dariam um espanador para sacudir a poeira da Lua.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário