Vasco

Vasco

quarta-feira, 10 de julho de 2019

HISTORI&LENDAS DA COLINA - KINKÃO

1 - O Vasco teve um atleta apelidado por Quincas, levado para São Januário pelo zagueiro Haroldo, um dos integrantes do Expresso da Vitória. Este rapaz foi cria do Fluminense, aos 16 de idade, como juvenil, e chegou a ser titular, com o treinador Zezé Moreira. Passou, também, por Palmeiras e Canto do Rio. É mais um dos vascaínos esquecidos pela torcida.

2 - Em 3 de novembro de 1957, o time vascaíno adentrou ao gramado de São Januário e mandou 5 x 0 no Bonsucesso, que tinha por goleiro Moacir Barbosa. Sabará (2), Pinga, Almir e Wilson Moreira bateram no filó. Passados 18 dias, a rapaziada fez um servicinho com o América, no Maracanã, sob apito de José Gomes Sobrinho e com renda de Cr$ 161. 640,00 cruzeiros. Sabará, os 10 abriu a conta, mas o americano Alarcón virou, aos 30 e aos 38. No entanto, Almir ‘Pernambquinmho’ igualou tudo, aos 40. Na etapa final, João Carlos, aos 50, voltou a deixar o Diabo na frente. Então a turma se arretou e Rubens, cobrando pênalti, aos 52, e Almir, aos 54, mandaram o Diabo pro inferno: Vasco 4 x 3, formando com: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Écio e Orlando; Sabará, Rubens, Wilson Moreira, Almir e Pinga. O “Mequinha” teve: Pompéia; Rubens, Edson e Hélio; Amaro e Romeiro; Canário, Alarcón, Leônidas, João Carlos e Ferreira.

3 - Em 10 de abril de 1938, pelo Torneio Início,  nas Laranjeiras, a rapaziada venceu o Madureira, por 3 x 0, mas foi eliminado, no jogo seguinte, pelo Botafogo. Entre 21 de abril e 14 de agosto, rolou Tornei Municipal, sobrando om terceiro lugar. No Campeonato Carioca,   a moçada estreou estragando a festa do Flamengo, que inaugurava o seu estádio. Mandou 2 x 0 no maior rival, em quatro de setembro. Embora o “Initium”, como a imprensa escrevia, tenha sido jogado quase cinco meses antes, o Campeonato Carioca demorou a começar devido a Copa do Mundo.  Depois de bater no "Urubu", o "Almirante" seguiu invicto: 4 x 1 Madureira; 2 x 2 Bonsucesso; 3 x 3 São Cristóvão; 0 x 0 Botafogo; 3 x 0 América; 2 x 0 Bangu e 1 x 1 Fluminense.

4 - Era uma campanha de candidato ao título. Veio o segundo turno e a invencibilidade prosseguiu: 2 x 1 Flamengo; 2 x 1 Madureira e 2 x 2 Bonsucesso.  Só em 11 e 18 de dezembro o time escorregou ante Botafogo e América. E quem esperava bola de recesso pela noite do Natal enganou-se. O Vasco foi ao gramado de São Januário e voltou a capotar, desta vez diante do Bangu, por 4 x 1. Este foi o único jogo do Vasco nos 25 de dezembro.  Depois dele, goleou o São Cristóvão, por 7 x 1, e  voltou a cair – ante os tricolores – –, o que lhe deixou em quarto lugar, com 19 pontos, em 16 jogos, com sete vitórias e cinco empates, marcando 37 tentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário