Vasco

Vasco

quinta-feira, 4 de julho de 2019

11 - MEXERICOS DA KIKA - 'POMPOSÉRRIMO'

1 - Alfredo Eduardo Ribeiro Mena Barreto de Freitas Noronha foi o jogador de nome mais pomposo que já passou pela Colina. Nome de conde, visconde, imperador, escambau.  Nascido em 25.11.1918, em Porto Alegre-RS, esteve vascaíno, em 1942. Da Colina, saiu para o São Paulo e disputou a Copa do Mundo de 1950, tendo atuado em Brasil 2 x 2 Iugoslávia. E em mais outros 14  jogos do escrete nacional, totalizando 12 vitórias, três empates e duas escorregadas. Não ganhou o Mundial-1950, mas faturou as Copas Rio Branco-1947 e 1950, e o Campeonato Sul-Americano-1949. Leia mais sobre o Noronha em www.crvascodagama.com.br, ou em outros sites vascaínos, como o do pesquisador Mauro Prais. 

2 – Por falar em Mauro, o primo Mauro Wanderley vive dizendo ser o melhor zagueiro sub-20 das peladas do clube que frequentamos. Até poderia ser, se não fosse tão firuleiro. Certa vez, convidou-me a dar o pontapé inicial da pugna de um torneio que disputava - evidentemente. Fui lá e fiz a minha parte. Da parte dele, aos 45 do segundo tempo, cometeu um pênalti desnecessário, que valeu o empate do adversário - evidentemente: 1 x 1. Depois do jogo, na hora da cervejinha, ele teve o topete de indagar-me sobre o que eu havia achado da sua atuação. Bati, inapelável, da entrada da área:
                                                 Achei que você foi um Mau(ro) zagueiro.

3 – Um chegado meu, sujeito bonitão, que trocou o Vasco por um clube paulistano, malmente chegou por lá e já arrumou um mina linda, lindíssima. Com a vantagem de ser campeã de saltos ornamentais e prestigiada atleta do clube que o levou. Sei não, mas o meu chegado, embora não seja, também, um saltador, vai ter que fazer piruetas para espanar os gaviões de plantão.
                                          Se quiser manter o belo ornamento do seu lado.

4 –  Não cito o nome do carinha porque ele fica bronqueado quando a rapaziada diz que ele dorme mais do que gato de hotel. Só digo que é atacante do glorioso Almira. Pra não deixar a turma mentir, dia desses, quase que o Almirante fica sem o seu concurso.  O sujeito caminhava como se dormisse pelo meio da rua. Quase foi atropelado por uma ambulância. E achando que o motorista estava errado, gritou:
- Hei! Tá faltando paciente lá no seu hospital? Ou você ganha por atropelamentos cometidos?
                                                                        Pode?
  
Nílton Santos reproduzido
de Manchete Esportiva
5 – O lateral-esquerdo Cornel – Super-SuperCampeãoCarioca-1958 -, sempre se gabou de ter sido o único da sua posição a jogar pela Seleção Brasileira, durante o reinado de Nílton Santos, considerado o melhor do mundo, em todos os tempos, pelo setor. Além disso, ele tinha grande respeito pelo caráter do colega. Motivo: durante um Sul-Americano, o cara ficou contundido e ele assumiu a posição. Quando estava recuperado para os jogos finais, o santo Santos não permitiu que o treinador barrasse o glorioso Evanil´, alegando que o concorrente vinha jogando demais e não merecia sair do time.
 Grande Nílton Santos! Só não foi maior por não ter sido um vascaíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário