Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de julho de 2019

HISTORI & LENDAS DA COLINA - INVICTAÇO

1 -   Em 14 de setembro de 1975, um domingo,  Vasco da Gama 2 x 0 Portuguesa de Desportos, em São Januário, a rapaziada mostrou força, estabelecendo a maior série invicta cruzmaltina em Campeonatos Brasileiros: 17 jogos. Mário Travaglini era o treinador e os gols foram marcados por Jair Pereira e Roberto Dinamite, com a escalação tendo sido: Mazaropi; Toninho, Joel, René e Deodoro; Alcir e Zanata; Luiz Carlos Lemos, Freitas, Roberto Dinamite (William) e Jair Pereira. O jogo teve público de 18.956.

2 - O primeiro Vasco x América pelo Campeonato Carioca rolou em 13 de maio de 1923, quando os vascaínos disputavam a sua primeira temporada na elite do futebol carioca – e foram campeões. Valeu pela quarta rodada com a rapaziada invicta nos jogos passados – 1 x 1 Andaraí, 3 x 1 Botafogo e 3 x 1 Flamengo. O pega foi na  casa do "Diabo", à Rua Campos Sales, com o gol marcado por Arlindo, no primeiro tempo. Naquele dia, o treinador uruguaio  Ramón Platero escalou:  Nélson, Mingote e Cláudio; Nicolino, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Arlindo e Cecy.   

3 - O espanhol Real Madrid tinha o considerado  melhor time do mundo, quase imbatível, com Di Stefano, Pusks, Gento e Kopa, principalmente. Mas, no 20 de julho de 1956,  uma sexta-feira, no venezuelano Estádio Universitário de Caracas, os vascaínos  Sabará e Artoff  fizeram um servicinho nos merengues: 2 x 0. Vingança por uma grande armação rolada na quinta-feira 31 de maio de 1956, em Madrid, quando o Real formou uma autêntica seleção espanhola e mandou 4 x 2 Vasco. Com apito por Benito Jackson, o “Almira” bateu no Real, escalado por Martim Francisco, que usou: Carlos Alberto Cavalheiro, Dario e Bellini; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Válter Marciano, Vavá, Pinga e Dejayr (Artoff). O Real Madrid era: Alonso, Atienza, Marquitos, Lesmes, Muñoz, Zárraga, Marsal, Di Stefano, Rial, Joselito e Gento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário