Vasco

Vasco

sábado, 6 de julho de 2019

O VENENO DO ESCORPIÃO - DA SILVA, O PICARETA QUE FAZ BRASILEIRO VIBRAR

Diz-se que o hino nacional é a cara musical de uma nação. Há casos, porém, em que isso é desconsiderado, como na Coreia do Sul e nas Ilhas Maldivas, onde a canção tradicional Auld Lang Syne, conhecida no Brasil por  Valsa da Despedida, chegou a ser o hino das duas terras.
 Os caçadores de plágio apontam nove hinos nacionais com várias e impressionantes semelhanças
Reprodução do álbum da
Lira Angicalense

melódicas, entre eles o brasileiro – os demais são de África do Sul, Argentina, Bósnia, Estônia, Finlândia Liectenstein, Israel e Uruguai.  No caso brasuca, a canção de Francisco Manoel da Silva (1795 a 1865) seria plagiada de uma peça do padre José Maurício Nunes Garcia (1765 a 1830), o mais importante compositor brasileiro da fase colonial e que teve influência de compositores mineiros.
  Há duas versões para o surgimento do hino nacional brasileiro: 1 - Francisco Manuel da Silva o teria composto, em 1822, como Marcha Triunfal, para comemorar a independência do Brasil; 2 – a composição seria de 1831, como Hino ao Sete de Abril, na época da abdicação do trono brasileiro, por D. Pedro I. 
Datas à parte, os primeiros compassos são identificados pelos especialistas dentro de Responsário Sétimo de Matinas de Nossa Senhora da Conceição, do Padre Zé, além de a composição ter visitado duas outras partitura do religioso, Novenas do Apóstolo São Pedrode 18142, e Compêndio de Música e Método de Pianoforte, de 1821.
O roubo de seções de obras musicais e até de composições inteiras era, sabidamente, generalizada nos tempos de Brasil colônia e império. Como, em 1822, não havia por aqui o reconhecimento jurídico do direito autoral – só a partir da primeira metade do século 20 -, Da Silva escapou dessa, pois, no Direito brasileiro, as lei só retroage em benefício do réu
Constataram os estudiosos musicais, que o Da Silva não tinha pudores em apropriar-se de trechos de composições de terceiros. Era um picareta, como demonstrou com Aleluia para o Sábado Santo, em que a seção Gloria Patri é considerada cópia literal da seção homônima no Responsório 3° (Quae est ista) das Matinas da Assunção de Nossa Senhora, do mesmo Padre Zé. Mas nem só trechos de composições do homem parecem picareteados pelo Silvão. A introdução do hino brasileiro tem, também,  a cara de uma missa do compositor Marcos Portugal (1762 a 1830), o que ocorre, ainda, em composição de Francisco da Luz Pinto (1798 a 1865).
Marcos Portugal era o guru de compositores seus contemporâneos. Ficou provado, pelos caçadores de plágio, que os três primeiros compassos da introdução da Marcha Triunfal , de Da Silva, é a perfeita transcrição literal dos três primeiros compassos do Gloria da Missa Breve.
 De sua parte, Luz Pinto, que fora aluno do padre José Maurício, criara tremendas semelhanças em sua obra com trecho de Marcos Portugal,  da seção Te Gloriosus Apostolorum, do Te Deum em Sol maior.  Só não definiram, os caçadores, se os dois (Francisco) plagiaram do mesmo trecho, ou se o Da Silva o copiou a partir da composição do Pinto.
Não fica só nisso as acusações de plágio a Da Silva. Acusam-no, ainda, de ter copiado o compositor italiano Nicoló Paganini (1782 a 1840), que publicou,  Centone di Sonate, em 1828, com 18 sonatas para violino e guitarra. O segundo movimento da Sonata n.° 1,  Allegro maestoso – Tempo di Marcia, em lá menor, exibe grande “parença”, mesmo com tonalidade diferente, com quatro compassos da melodia principal do hino nacional brasileiro.
Por fim, ao caça aos plagiários detectou no hino brasileiro “parecenças” até com  ópera La Cenerentola, de Gioachinno Rossini, encenadas mais de cem vezes no Rio de Janeiro, antes da independência do Brasil, quando seus temas tornaram-se muito populares.
Kpra nóiz: o Da Silva pode ter sido um tremendo picareta, não valido o selo que o  homenageia. Mas o hino nacional brasileiro é alegre, vibrante. Vibrantíssimo! Esteja você em uma Copa do Mundo, no exterior, e o ouça sendo tocado. Com certeza, você vai chorar. De emoção! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário