Vasco

Vasco

sábado, 20 de julho de 2019

VASCO 2 X 1 FLU: UMA VIRADA LUNÁTICA

Comemore, Bruno! Que pancada legal! Fotografada por Rafael Ribeiro, de
www.crvascodagama.com.br
 Durante a tarde do 20 de julho de 1969, o “Almira” disputaria o jogo 2.452 de sua  história. 
Enquanto o árbitro Amílcar Ferreira não apitava bola rolando, os 45.616 pagantes que esperavam pelas emoções do clássico Vasco da Gama x Fluminense – quinto compromisso vascaíno pela Taça Guanabara – trocavam opiniões sobre a programada descida do homem na Lua, logo mais à noite.
 Por aqueles instantes, o Maracanã tinha a cabeça, também, no voo Apolo 11, que a norte-americana NASA colocara no espaço quatro dias antes. Quatro séculos antes, o navegador português Vasco da Gama - iniciara viagem em um igualmente julho, no dia 8, de 1947 - desembarcava nas sonhadas Índias, ancorando no hoje estado indiano de Kerala, em 17 de maio de 1.498.  
Vasco d Gama chega e manda no pedaço
Reprodução de Wikipedia
Em 1969, o Flu, treinado por Telê Santana, tinha o melhor time do futebol carioca - Jorge Vitório; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Silveira; Cafuringa, Flávio, Samarone e Lula, o da partida -, enquanto o vascaíno (também, da mesma partida) não encantavam tanto à sua torcida – Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Alcir e Adílson; Luís Carlos Lemos (Valfrido), Nei, Bianchini e Acelino. 
A rapaziada precisava reabilitar-se do 0 x 1 América, de três dias antes, e do 0 x 0 Bangu, do dia 12. Não pegava bem para time que começara a Taça GB com crueldade de águia: 1 x 0 Campo Grande e 3 x 0 Botafogo, respectivamente, em 29 de junho e em 6 de julho. Mas, no 20 do 7 do meia-nove, o garoto do placar não trabalhou: 0 x 0.
Passadas exatas cinco décadas da pouso da Águia (módulo lunar norte-americano) na Lua, o Vasco da Gama voltou a pousar na frente do marcador. diante dos tricolores. Visitado, em São Januário, desta vez, não teve cordialidade com o velho freguês: 2 x 1, de virada, especialidade vascaína, desde 1923, quando a rapaziada vencia a maioria de suas partidas, com o adversário botando a língua pra fora. 
O Flu abriu a conta, aos..., e o Vasco virou, aos ... e aos.. No primeiro gol,  aos 21 minutos, houve bate-rebate na área fulminada, o goleiro espalmou a bola para o meio da área e a gorducinha sobrou para o capitão-zagueiro Leandro Castan empatar: 1 x 1.  Aos 28, Bruno César cobrou falta e o vira-vira estava escrito na conta: VASCO 2 x 1.

Flu caiu nas garras da 
Águia da Colina Lunar
FICHA TÉCNICA: Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense. 11rodada do Campeonato Brasileiro. Estádio: São Januário-RJ, com início às 11h. Juiz: Bruno Arleu de Araujo-RJ, assistido por Michael Correia e Thiago Henrique Neto Correa Farinha-RJ.  VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ.  Público: 19.607 pagantes. Renda: R$ 671.473,00. Gols: Pedro, aos 46 min do 1 tempo; Leadnro CAstan, aos 21, e Bruno César, aos 30 do segundo tempo. Expulsões: Digão e Frazan (Flu) Gols: Pedro, aos 46 minutos do primeiro tempo; Castan, aos 21 minutos do segundo tempo; Bruno César, aos 30 minutos do segundo tempo VASCO Sidão, Yago Pikachu, Henríquez, Castan e Henrique; Richard, Raul e Marquinho (Tiago Reis); Yan Sasse (Bruno César), Valdivia (Cáceres) e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cartões vermelhos: Digão, Frazan (FLU)
Próximo jogo: dia 27, no sábado que vem, contra o Palmeiras, fora de casa.
ANOTE: hoje foi a primeira vez em que o Vasco da Gama abriu uma partida em manhã de sábado. RESPONDA: quando foi a primeira vez em que a rapaziada fez o mesmo em um domingo?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário