Vasco

Vasco

domingo, 7 de julho de 2019

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA. BELAS E FERAS QUE FORAM À LUTA


Antigamente, mulher no Brasil não poderia praticar “desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Determinava o artigo 54 do decreto-lei 3.199, do presidente Getúlio Vargas, assinado no 14 de abril de 1941. 
A norma valeu até 1979, quando ficou para trás o entendimento de que “a ‘natureza feminina é ser mãe”, pela ideologia do Estado Novo, segundo o qual a mulher deveria só cuidar da família e gerar os ‘filhos fortes da nação’”.
 Como tudo o que é proibido desperta curiosidade, as mulheres desafiavam proibições. A partir de 1964, quando os generais-presidentes levaram o Brasil à ditadura,  eles patrocinaram uma tremenda pressão moral e, em 1965, disseram em quais esportes não queriam ver mulher metida neles - entre outros beisebol, futebol, halterofilismo, polo aquático...., etc, etc 
Há sete décadas, quem imaginava ver
anúncio de academia desportiva chamando
a mulher para  treinar boxe?
Há notícias de jornais sobre mulheres que foram detidas pela polícia, por desafiarem a norma, em cidades dos interiores de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
Esta tal ideologia de parar os ímpetos desportivos da mulher a ridicularizava e a humilhava. Para isso, contou-se, muito evidentemente, com o apoio de médicos afinados com o regime. Sustentavam eles que elas não poderiam, por exemplo,  jogar futebol, porque ficariam expostas a cotoveladas no útero e nos seios, correndo o risco da infertilidade e da incapacidade de amamentação.
 Devido tal postura, o esporte mais apreciado pelo brasileiro atrasou-se tanto no setor feminino que só  sete décadas após o país formar a sua primeira seleção nacional masculina a entidade dirigente da modalidade, a Confederação Brasileira de Desportos (atual CBFutebol), montou um selecionado feminino, em 1988, quando as primeiras atletas destacadas foram Pretinha, Sisi e Michael Jackson, que participaram da Copa do Mundo “experimental” da FIFA, na China – a primeira oficial foi em 1991
Se a norma de Getúlio Vargas ainda vigorasse, o Brasil teria deixado de conquistar cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. Vejamos abaixo:
Ingeborg Pfeiffer, em lançamento do dardo,
reproduzida de Manchete Esportiva 
1 - Sara Gabrielle Cabral de Menezes, primeira brasileira dourada no judô, nas Olimpíadas de Londres-2012; 2 – Rafaela Silva ouro do peso-leve (até 57kg), nas Olimpíadas do Rio de Janeiro-2016; 3 – meninas do vôlei,  em Pequim-2008 (Carol AlbuquerqueFabi AlvimFabiana ClaudinoHélia FofãoJaqueline CarvalhoMari SteinPaula PequenoSheilla CastroSassáThaisa MenezesValeskinha MenezesWalewska Oliveira) e em Londres-2012 (Fabiana ClaudinoDani LinsPaula PequenoAdenízia SilvaThaisa MenezesFernandinha FerreiraJaqueline CarvalhoTandaraNatália PereiraSheilla CastroFabi e Fernanda Garay); 4 – ouro no vôlei de praia (Jaqueline Silva e Sandra Pires), em Atlanta-EUA-1996; 5 - ouro na vela, por Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49ER-FX, em Rio de Janeiro-2016.
Hoje, quando as mulheres praticam o esporte que desejarem, elas atuam, também, em arbitragens de várias modalidades e fazem comentários e narração esportiva radiofônica e televisava. Também, são repórteres e editoras no jornalismo esportivo impresso.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário