Vasco

Vasco

sábado, 20 de julho de 2019

O VENENO DO ESCORPIÃO - A ÁGUIA POUSOU NA LUA. HOJE FAZ '50TAÇO'

Aldrin fotografado por Armstronga - NASA divulgação
 Na data de hoje, há meio século, os brasileiros ouviam a voz do brasileiro (e mineiro) Pedro Katar transmitindo, pela (rádio) Voz da América, os astronautas Neil Armstrong (comand), ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins conquistando a Lua. 
Pelo voo Apolo 11, entre  16 a 24 de julho de 1969, eles cumpriram o que o presidente dos Estados Unidos,  John Kennedy, prometera, em 1961, em discurso no Congresso Nacional do ‘Tio Sam’.
A viagem começou na manhã do dia 16, em Cabo Canaveral, a bordo do foguete Saturno 5, que levou os astronautas à órbita terrestre 12 minutos depois. Eles fizeram uma volta e meia ao
redor da Terra, antes de rumarem para o satélite, em cuja órbita chegaram no dia 19. No 20 de julho, Armstrong e Aldrin entraram no modulo lunar Águia (Eagle) e depois pousaram no Mar da Tranquilidade, no solo lunar, às 20h17. 
Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto
 para a humanidade - NASA divulgação.
De sua parte, Collins seguiu pilotando o Columbia, o módulo de comando. Nem tudo saiu perfeito. O pouso ocorreu com alarmes soando e restando 30 segundos de combustível disponível. Era tarde nos Estados Unidos e noite no Brasil, quando Armstrong comunicou  à base de Houston: "A Águia pousou".

Posou, mas Armstrong teve de esperar durante seis horas para ser o primeiro terráqueo em solo lunar. Naquele instante, assistido por mais de 500 milhões de pessoas em toda a Terra, ele disse: “É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".  Depois, fotografou  Aldrin descendo as escadas da nave, para este ver tudo como uma "desolação magnífica", um chão escorregadio, mas gravidade muito inferior à da Terra, facilitando os movimentos. Até para fazer piruetas, "movimento canguru".
Entre as várias tarefas lunares estavam detectar atividades sísmicas, recolher amostras do solo ("quase um pó", segundo Armstrong; falar com o presidente Richard Nixon;  fincar a bandeira dos Estados Unidos e uma plaqueta de metal, no Mar da Tranquilidade, avisando: "Aqui, homens do planeta Terra pisaram na lua pela primeira vez. Julho, 1969 D.C. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".
 Em 24 de julho, os três astronautas desceram  no Oceano Pacífico, perto do Havaí. Só no dia 27 puderam rever suas mulheres.
Águia pousada no Mar da Tranquilidade - NASA divulgação
Em 1974, um sujeito chamado Bill Kaysing publicou um panfleto - Nunca Chegamos à Lua – , duvidando de que o homem não fizera o que a NASA afirmava. De sua parte, o astrônomo Philip Plait, pelo livro Bad Astronomy, dizia que a agência espacial lançara um foguete não tripulado e enviado os astronautas para um platô do estado de Nevada,  para enganar o mundo.
Cinco itens foram apontados como provas de que a missão fora um embuste. Confira abaixo:

1 – Fotos sem estrelas, quando a superfície lunar e os trajes dos astronautas refletiam luz com muita intensidade. Explicação da NASA: o tempo de exposição das fotos foi muito curto para captar, com claridade, a fraca luz das estrelas. Se as fotos forem levadas, hoje, ao Photoshop, serão vistas.
Armstroing, Aldrin e Collins, em foto NASA divulgação
2 - Os astronautas não sobreviveriam à radiação nos Cinturões de Van Allen. Explica a NASA: são duas áreas a 1.000 e a 15.000 quilômetros da Terra,  atravessadas em uma hora na viagem. A  nave bloqueava a maior parte da radiação.
3. Alunissagem sem provocar poeira e nem cratera. Explica a NASA: a Lua tem capa de pó milimétrica em ambiente sem ar.
4. Temperatura de 120 graus na Lua mataria os astronautas. Explica a NASA: a missão foi planejada para eles chegarem à superfície lunar quando a temperatura não fosse tão alta.
5. As sombras nas fotos deveriam ser totalmente negras, por ser o Sol é a única fonte de iluminação da Lua. Explica a NASA: a Lua tem superfície é brilhante e reflete a luz do Sol, bem como refletiu o módulo lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário