Vasco

Vasco

quinta-feira, 24 de março de 2016

BELAS NA ESPORTIVA - LENA E LILIAN

LENA  - Não tinha jeito de Maria Helena escapar do esporte. O pai, Osvaldo, era boleiro, na cidade paulista de Pirassununga. A filha mais velha, a terrível Cida,  uma estrela da seleção brasileira de basquete. O irmão, que entrava nas escalações como Cardoso, rolava a bola pelo time da Ferroviária, de Araraquara-SP. Logo, não seria a “Malena” a ovelha diferente da família.
Assim como a irmã Cida, que foi a sua modelo, a caçula Maria Helena também chegou à seleção brasileira da bola ao cesto. Dividia seu tempo entra a quadra e o curso de normalista. Mas não pretendia perder tempo com a pirralhada. Mexer com a bola achava melhor. Ela foi 'ektacromada' nesta foto por Wilson dos Santos, para o Nº41 da “Manchete Esportiva” que circulou com data de 1º de setembro de 1956. 
LILIAN - A bela aí, mandando ver na pista, é Lilian Poetzscher. Neta de alemães, ela riscou um mapa mundi em seu currículo.  Nasceu em São Paulo, iniciou a vida desportiva, em 1948,  no Rio Gande do Sul, mudou-se para o Rio de Janeiro e, cmo estudante, aprontou um rolé pela Europa.
 Em terras gaúchas, Lilian foi campeã no vôlei. Assim que aportou em redutos cariocas ficou conhecendo atletas tricolores e foi para as Laranjeiras defender o time voleiro da segunda divisão. Depois, migroou para o atletismo. De cara, venceu a prova de salto em altura do Campeonato Carioca de Estrentes, subindo 1m35cm. Mas não se emplgou muito
. Entre 1953 e 19543, largou tudo e foi estudar no "Velho Mundo". No entanto, quando voltou retomou a prática do voleibol, daquela vez, em primeira divisão. E ganhou uma convocação para a Seleção Brasileira que iria disputar o Mundial, em Paris. Pena que um problema com meniscos, na semana da estreia, lhe impedisse de mostrr o seu veneno aos franceses. Se tivesse jogado, com certeza, bateria forte. (Foto reproduzida da edição Nº 86, de 13 de julho de 1957, da revista carioca Manchete Esportiva).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário