Vasco

Vasco

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

MEXERICOS DA KIKINHA - KONVITE

TELA: SOLANGE APARECIDA
1 - De um kikenauta carioca que reside em Londres -  segundo ele, faz pós graduação em Comércio Exterior -, recebo este e-mail: 
“Gosto muito de sua coluna, pois sinto saudade do nosso Vasco da Gama. Como li que você esteve em Paris, da próxima vez que atravessar o Atlântico venha por aqui, provar do poridge, no breakfast. Aqui tem uma outra delicia: marmelada de laranja. Ovos e bacon, pelo que parece, são preparados pelos anjos. Pra passear, pegar aqueles onibus vermelhos de dois andares e sente-se do lado de um coroão bigodudo, usando chapéu redondo e cravo na lapela. Desembarcar no Piccadilly Circus. Durante as tardes londrinas,  bons passeios, também, são pelas margens do Rio Tâmisa, ir aa museus ou lojas que vendem tecido tropical inglês.  Uma outra opção chama-se parques cheios de pombos.  Pela meia-noite, visitar um pub com tapetes de lã aos seus pés e vitrais em janelas coloridaças. A turma se amarra em comer salsicha com mostarda e traçar uma cerveja preta. Há ainda, boas boates para dançar no Soho. Venha que serei o seu cicerone, pelo final de semana. Durante, não posso, por causa do meu curso.   
 Que legal que esta coluna estar agradando vascaínos tão distantes! Agradeço o convite. Mas, por ora, o chefe não me libera viagem e nem tenho grana pra atravessar o Atlântico.
                  
Foto envida pelo kikenauta
2 - O  kikenauta que estuda na Inglaterra convida, ainda, para eu comer uma sopa com agrião, manteiga, farinha de trigo, caldo de galinha, creme de leite e sal. Segundo ele, faz sucesso até hoje por lá, tendo sido a oferecida por Lady Dy ao The King Edward VII Hospital Cookery Book, para levantar um tutu  para a casa, que fica no interior da Inglaterra.
                    COMENTÁRIO DO CHEFE
Kirisdrapada! Tá perdendo a chance de emplacar um especialista em Comércio Exterior. Seria uma boa oportudiade para o cara lhe vender, ou trocar por um camelo.  

3 – Um jogador vascaíno, metido a tenista, indagou ao professor o que deveria fazer para melhorar, pois, em três meses de aulas, não conseguia progredir tanto. Resposta do mestre: passe outros três meses sem treinar. Assim, quando você  voltar a pegar na raquete, desiste de vez do tênis.
 Professor sincerão! Quem sabe, seu aluno pode ser dar bem em pelota basca? Ou em pancrácio. 
 
4 - Quando chegou a São Januário, o zagueiro Hércules Brito Ruas era meio-campista - volante. Então, o treinador Martim Francisco sacou que a sua altura e porto físico seriam melhores usados na zaga. E o puxou para lá, onde o Britão, também, sambista da Mangueira, foi grande xerifão, por longo tempo. Para ele ir se acostumando com a nova posição, Martin propôs-lhe: "Jogue como o Bellini". Quando saiu do Vasco, em 1970, Brito declarou que chegara a jogar sob o comando de um treinador que entendia de futebol por dois, Zezé Moreira, e havia sido comandado por um estrangeiro que "não entendia nada de bola". Como não citou o nome da figurinha, o Tio Guga imagina que possa ter sido Abel Picabea, ou Filpo Nuñez, os hermanos que passaram pela Colina enquanto Brito esteve vascaíno.

5 – Está no livro O Canto dos Meus Amores, de Armando Nogueira: 1 – Nem tudo que cai na rede é peixe; frango, também cai. 2 – Se a bola não quica, mau caráter indica.
   Kika, indica? Dedo duro, jamé! Nem vem que não tem! 
                 COMENTÁRIO DO CHEFE
Analfabitala! Não sabe nem ler. Nem distingue Kika de quica. Candidata a pegar o tapete voador, pois no time do Kike não tem vaga pra Analfa e nem pra Beta. Ah! Antes que o chefe esqueça: Analfa é o apelido de Anauma, e Beta, de Elisabeth, ambas gatinhas lindas e primas do Vandeco. As duas preferem jogar vôlei e são fãs dos Beatles, que lhe foram apresentados pelos pais, Seu Jordão e Dona Georgina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário