Vasco

Vasco

sábado, 28 de setembro de 2019

O VENENO DO ESCORPIÃO - UM VIVA À BRAVA GENTE PERNAMUBUCANA.VIVA!

Dom  João VI foi o primeiro a
  sacanear Pernambuco
Imagens reproduzidas de www.wikipedia
Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são ao  Estados mais + mais do país - mais famosos, mais charmosos, mais poderosos, etc etc, etc. 
Todos tiveram, evidentemente, grandes momentos na história política nacional que o fizeram merecer reverências. Algo, no entanto, precisa ser revisto: o valor, a personalidade do povo pernambucano.
 Se cariocas e paulistas lutaram contra invasões de piratas franceses, Pernambuco lutou contra invasores holandeses. Se mineiros e gaúchos se rebelaram contra o despostimo da Coroa portuguesa no Brasil, os pernambucanos, também.
  Quando Dom João Sexto veio parar no Rio de Janeiro, trazendo junto seus nobres e burocratas, ele não leu nas estrelas que Pernambuco não aceitaria entregar-lhe, facilmente, o produto do suor dos seus trabalhadores para sustento de uma gentalha improdutiva. 
Pernambuco foi uma das Províncias mais castigadas na transferência de dinheiro para o Rio de Janeiro manter o luxo que os morcegos da realeza desfrutavam em Lisboa. Demorou até muito para os cabras macho nordestinos mandarem a Corte pra...  - isso mesmo o que você pensou!
 Os pernambucanos já haviam encarado, em 1630,  uma invasão holandesa que sufocara em dívidas os seus produtores açucareiros que, após Portugal se livrar do domínio espanhol e voltar a comprar o seu açúcar, puderam financiar a expulsão dos batavos, a partir de 1645, embora tivessem contado com a ajuda da Coroa e de missões diplomáticas.
Holandeses batalharam, mas pernambucanos os expulsaram
Expulsão consumada, os pernambucanos se consideraram os donos das glória e acharam-se no direito de escolher entre devolver, ou não,  a Província ao reino português deste lado do Atlântico. Preferiam negociar e continuar como antes, para serem contemplados com carga menor de impostos e o direito de  governar o povo da terra.
 Bem feito! Quem mandou acreditar em acordos com os maus caráteres portugueses? Pelos inícios do século 17, com a crescente instalação de engenhos em Pernambuco e o aumento do preço do açúcar no mercado internacional, rolava muita prosperidade na então capitania. Foi por ali que Dom João Sexto viu a boca do cofre.
Entre os passados à bala, estava o Frei Caneca 
Mas nem só o açúcar fez a riqueza pernambucana. Se o produto, por três séculos, dera o seu recado, por volta de 1816 o algodão o esperava ali na esquina para passar-lhe a perna. À época, as exportações algodoeiras de Pernambuco, para a Inglaterra e a França, atingiam 83% das suas vendas agrícolas, enquanto o café  de outras plagas brazucas não atingia mais de 15%. 
Na cabeça dos idealistas políticos, bom motivo para pretender-se para a terra modelo republicano descentralizado, podendo manter-se relação confederada, desde que fosse garantida a autonomia à províncial.
 Com o apoio de militares locais, tais idealistas criaram um governo autônomo, em 1817. Mas não tiveram poder de fogo para conter tropas enviadas do Rio de Janeiro e da Bahia, juntadas às dos capitalistas agrícolas que não queriam perder os seus grande negócios com Portugal.  
 Pernambuco perdeu aquela, mas ficou à espera de uma chance de sair pra outra. Aconteceu, em 1824, quando Dom Pedro I era o príncipe regente e dissolveu a Assembleia  Constituinte, por onde os pernambucanos esperavam negociar alguma autonomia.  Como nenhum brasileiro teve a coragem de encarar o príncipe  autoritário, eles foram mais machos, tomaram o poder em sua terra, partiram para a secessão e Criaram a Confederação do Equador, exortando as demais províncias nortistas a enfrentarem o despotismo português.
Ódio eterno a Dom Pedro I
 Mas uma vez, os capitalistas apoiaram as tropas leais à Coroa, por temerem que as ideias de independência pudessem atiçar os escravos, base da sua sustentação econômica. Com aquilo,  Dom Pedro I mandou fuzilar muita gente não perdoando a Confederação do Equador, que unia Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. E ganhou a antipatia, para sempre,  dos pernambucanos. 
Quando a ossada der Pedro I voltou ao Brasil, para fixar morada definitiva no Monumento do Impirange, em São Paulo, em 1972, o glorioso povo de Pernambuco pediu ao governo ditadorial militar do general e presidente Garrastazu Medici para o navio que a transportava passasse bem longe dos seus mares.
Pernambucano não engole desaforo. Exemplo, em 1666, quando a Coroa indicou Mendonça Furtado para governa-lo, este achou que seria o dono absoluto da capitania e abusou do poder. A rapaziada passou-lhe uns corretivos, o prendeu, o colocou em um navio e o mandou de volta pra Portugal. Com pernambucano é assim!       
              

 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário