Vasco

Vasco

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

TRAGÉDIAS DA COLINA - DESBATUTADA

Silva flamenguista, reproduzido de
 www.robertoassaf.com.br
 Wálter Machado Silva, apelidado por Batuta, foi um dos bons centroavantes revelados pelo futebol paulista da década-1960. Fez o nome jogando pelo do Corinthians, numa época em que o  Santos, com Pelé no auge da carreira, papava quase tudo. 
 Com o Corinthians na fila - chegou a ficar 21 temporadas sem o título estadual paulista, jogadores chegavam e iam embora, sem muita demora. O clube passou, inclusive, 11 campeonatos sem vencer os santistas.
No meio de tantos desacertos, um dia, Silva teve que sair, também. Foi para o Flamengo, brilhar, intensamente. Campeão carioca-1965, chegou à Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo-1966, na Inglaterra, até formando dupla de área com Pelé, repetida, depois, com a camisa santista.
O Silva vascaíno pagou a dívida
 em dobro 
Como flamenguista, Silva marcou, diante do Vasco da Gama, um dos seus gols mais bonitos, como contou à Revista do Esporte: "Apanhei a bola, que sobrou para mim, devido falha de (zagueiro) Fontana, e o driblei. Ele ainda me segurou, mas consegui me livrar e, antes que o (xerife) Brito fizesse a cobertura, chutei, visando o canto esquerdo de Gainete. A bola saiu  pererecando, porém, forte. E o goleiro não conseguiu defendê-la".
   Isso aconteceu no Maracanã, diante de 54.809 pagantes, na tarde do 9 de outubro daquela temporada em que o Rio de Janeiro comemorava o IV Centenário de sua animada vida, com a rede balançada, por Silva, aos 55 minutos, desempatando o Clássico dos Milhões, que terminou Vasco 1 x 2 Flamengo. 
DETALHE: antes daquilo, o Almira mantinha-se invicto, na temporada, diante do seu maior rival,.com três vitórias e dois empates: 4 x 1 (21.01); 0 x 0 (10.04); 0 x 0 (05.05); 1 x 1 (27.07) e 1 x 0 (25.08).   
Silva chegou a São Januário, em 1970 e, para o capitão Buglê, foi a peça mais importante para a rapaziada quebrar o tabu, de 12 campeonatos, sem o título estadual. Esteve vascaíno, até 1974, tendo, neste período, sido emprestado ao Botafogo (1971) e ao Ro Negro-AM (1973).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário