Vasco

Vasco

sábado, 14 de setembro de 2019

MEXERICOS DA KIKINHA - DENI OITENTÃO


1 -  O jornalista/radialista  Deni Menezes, grande amigão do chefe aki do Kike, estará celebrando oitentão de idade, hoje, sabadão, 14 do 9 do 2019. Amazonense, nascido em 1939, foi ele quem criou a frase Lugar de vascaíno é em São Januário e apelidou o clube por Gigante da Colina, muito usado no site oficial da casa.
A carreira de Deni começou, em 1953, pela Rádio Baré, de Manaus, quando tinha 14 de idade. Em 1955, foi para o jornal A Crítica; em 1957 para a Rádio Rio-Mar e, em 1958, migrou para o Rio de Janeiro.
No RJ, Deni  trabalhou para as Rádio Nacional, onde ficou até 1964, quando o narrador Waldir Amaral levou-o para a Globo. Cobriu as Copas do Mundo de 1970 e 1974. Voltou a Nacional, em  1977 e, por ela, foi aos Mundiais de 1978 e 1982. Retornou à Globo, em 1986, e ficou para a Copa do Mundo-1994. Passou, também, pela Bandeirantes-RJ. Na Tupi, celebrou 18 temporadas sendo comentarista, até 2012. Na mídia impressa, foi repórter dos jornais Última Hora e O Globo, neste de 1964 a 1976, e da Revista do Esporte. Para esta, fez muitas notas para os engraçadíssimos Mexericos das Candinha, que o Kike homenageia pelos Mexericos da Kikinha.
Bons tempos em que o repórter podia reportar
o espírito do jogo para o ouvinte
De abril a junho de 1964, Deni cobriu a Volta ao Mundo, do Madureira, primeiro time das Américas a jogar na República Popular da China, em Cantão, Xangai e Pequim.
 A viagem à Ásia incluiu Hong Kong, Macau, Tailândia, e depois Europa, onde o Madura foi o primeiro a jogar no San Paolo, o estádio do Napoli.
 O Madureira levou Deni por indicação de veteraníssimo Telê Santana, que jogava pelo Tricolor Suburbano, mas não viajou devido o tamanho do giro. À época, Telê tinha a Telê Sorvex, uma sorveteria na Rua Guaporé, em Brás de Pina, bairro da Central, onde os sabores eram variados. A sorveteria era muito perto da casa onde morava a namorada Vera Lúcia, com quem Deni  casou-se,  em março de 1968.

2 - O blog denimenezes2006@hotmail.com informa que o Vasco está preparando um novo estádio, em São Januário, tipo arena, com o projeto tratado junto a um grupo empresarial português. Aumentará sua capacidade da casa, de 21 mil para 45 mil lugares. Diz ainda o blog que a futura Arena São Januário seguirá o modelo argentino oval de La Bombonera, com pressão permanente da torcida. E que haverá  HJaveráO camarotes especiais e  bastante vagas de estacionamento.

3 – Dia desses, ouvi um flamenguista, que só pode ser um analfabeto, derrubando o estádio de São Januário. Não sabe ele que foi ali que o então presidente da república Getúlio Vargas, em 1940, anunciou da criação das Leis do Trabalho, que o protegem. Não sabe, também, que desde 15 de janeiro de 1939 a Seleção Brasileira jogava por ali, e que foi em São Januário que o escrete nacional conquistou o seu terceiro título do Campeonato Sul-Americano-1949. Por sinal, na Colina, em 11 de maio daquele 49, o Brasil mandou 7 x 0 Paraguai, com três encaçapadas do vascaíno Ademir Menezes.  Mais? Foi em São Januário que se marcou o primeiro gol olímpico do futebol brasileiro, por sinal, pelo vascaíno Santana, diante do time uruguaio Wanderers. 
E o estádio do Flamengo, o que aconteceu?
4 – Mais uma foto me mostrada pelo Francis, filho do chefe aki do Kike, e advogado que me tirou da cadeia, recentemente. Pelo que ele contou-me, o capitão da Celeste campeã mundial-1950, Obdúlio Varela, ofereceu-lhe a sua réplica da Taça Jules Rimet, quando ele tinha 12 de idade, mas o chefe não permitiu que ele aceitasse, dizendo ser patrimônio do povo uruguaio.
Hidromedusa craspedota! Quem autorizou-lhe divulgar segredos de família? Isso é caso de cadeia. Isto é: de voltar à cadeia. Aliás, não sei porque o meu filho foi lhe tirar de trás das grades. Deveria ter lhe deixado por lá, como hóspede oficial do Estado, com tudo pago. Não era? 

5 – Em 1980, o Vasco da Gama teve um meia-atacante chamado Jorge Pinto Mendonça e o apoiador Carlos Alberto Pintinho. Só que, enquanto o Mendonça era Pinto, o Pintinho não era galináceo, mas Gomes. Demoraram-se pouco pelo terreiro da Colina, sem mostrar futebol nem de franguinho. Só não foram desovados pela rapaziada, por que goleiro do Vasco, embora fosse a fera, Leão, era um leão manso.
                                                DESPEDIDA
Oi, galera mui amada! Após 33 escrevinhações, esta é a minha última coluna aki nesta douta casa. A Martita (a jornalista Marta Ferreira, chefe de reportagem da TV Bandeirantes-Brasília) está me levando, juntamente com La Tanita, para a sua equipe. Começo por lá na segunda-feira. Valeu!  
                                          NOTA DO CHEFE
Muito bom para a carreira das duas. Enquanto estiveram por aqui, aprenderam tudo o que não presta. Portanto, estão preparadas para encarar as feras. Boa sorte!
 A Kik será substituída pela Vanessa Cordeiro, grande repórter e que o pai dela, o meu amigão Doutor Elisson, contemporâneo universitário,  diz que ela ficaria melhor se fosse minha filha, pois a consideras uma autêntica Gustavo Mariani de saia. A Vanessinha começou a sua vida artística comigo, no Jornal de Brasília, e já rodou por várias redações. No Kike será só colaboradora, passando pela casa pra me encher o saco e ajudar o Vandeco (o jornalista Wanderley Bahia) a produzir a coluna que substituirá Mexericos da Kikinha e se chamará ...TÁ NO CADERNINHO. Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário