Vasco

Vasco

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

2 - ASTROS & ESTREIAS - DUPLA 'JOR-BERTO'

A história ficou famosa durante a Copa do Mundo da Argentina-1978. Por ter a Seleção Brasileira jogado pouco e empatado os dois primeiros pegas – 1 x 1 Suécia e 0 x 0 Espanha -, o presidente da então Confederação Brasileira de desportos (atual CBFutebol), o almirante Heleno Nunes, tirou a dupla atacante Reinaldo Lima (Atl-MG) e Zico-Fla, jogadores considerados leves  para um gramado pesado, como ode Mar del  Plata, e escalou os pesadões Jorge Mendonça (Palm) e Roberto Dinamite (VSC).  
Como o time do treinador Cláudio Coutinho venceu o jogo seguinte – 1 x 0 Áustria, com gol do Dinamite – o almirante até brincou com os repórteres, dizendo: “Seleção Brasileira que se preze tem que ter um crioulo e um vascaíno?”
 Depois daquilo, Jorge e Roberto atuaram juntos pelas partidas restantes –  3 x 0 Peru; 0 x 0 Argentina; 3 x 1 Polônia e 2 x 1 Itália, voltando ao Brasil campeões morais, segundo Cláudio Coutinho, porque ficaram em terceiro lugar, invictos, enquanto os campeões argentinos haviam perdido um jogo e ainda foram acusados de compra da goleada (6 x 0 Peru) que eliminou os canarinhos da final, no saldo de gols.
Jorge e Roberto reproduzidos de Placar - Agradecimento.
 Passadas duas temporadas, em 1980, Jorge e Roberto estavam juntos, novamente. Mas no ataque do Vasco da Gama, que havia tirado o primeiro do Palmeiras e repatriado o outro do espanhol Barcelona. Para a torcida, a expectativa era a de muitos goleiros desempregados. 
Quando Roberto fazia os primeiros coletivos na volta a São Januário, Jorge declarou à revista paulistana Placar – N 519, de 11.04.1980 - o que se poderia traduzir assim na linguagem da galera de hoje: “ Vai rolar a festa na defesa dos caras”. E jogava confete no lance, considerando o Dinamite o maior atacante do Brasil dentro da área fatal. “Ali ninguém consegue proteger a bola como ele...chutar para o gol com tão pouco espaço para manobra. É só tocar para ele. Vai ser fácil, muito fácil”.    
 Jorge Mendonça estreou no time vascaíno, treinado por Orlando Fantoni, no 23 de fevereiro, marcando o gol do 1 x 0 América-RJ, pelo Brasileiro; Roberto no 4 de maio, marcando os cinco  de Vasco 5 x 2 Corinthians, pelo mesmo torneio. Atuaram juntos, pela primeira vez, como vascaínos, no 7 de maio, em Salvador, nos 5 x 0 Vitória-BA, também do Brasileirão, com três tentos do Dinamite e um de Mendonça - Catinha fez o outro.             
Por ter a partida sido em noite de quarta-feira, só 8.295 pagantes foram ao estádio da Fonte Nova - renda de Cr$ 719 mil, 430 cruzeiros -, onde ouviu-se o apito de Luís Zettermann Torres-RS e viu-se Orlando Fantoni mandando estes vascaínos para o gramado: Mazaropi; Orlando ‘Lelé’, Juan (Ivã), Léo e Paulo César; Carlos Alberto Pintinho, Guina e Jorge Mendonça; Catinha, Roberto Dinamite e Wilsinho (Peribaldo).
 A dupla “Jorberto”, no entanto, não aconteceu, como na Copa do Mundo-1978. Jorge brigou com Fantoni, tempinho depois, levou o castigo do banco dos reservas e, mais um pouco depois, foi negociado com o Guarani de Campinas-SP.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário