Vasco

Vasco

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

FARDAMENTO DA ESQUINA DA COLINA

1 - Vasco e Ponte Preta usam uniformes quase idênticos. E disputam a primazia da invenção da faixa em diagonal na camisa. Os ponte-pretanos juram que foram imitados, enquanto os vascaínos alegam que já a usavam desde as suas primeiras regatas, além de dizerem que seria pouco provável um clube da capital brasileira de então, o Rio de Janeiro, imitar agremiações do interior do país.

2 - Disputava-se a Copa dos Campeões-1982 e o Almirante fizera de tudo para ser engolido pelo Peixe. Caso do gol contra marcado pelo seu zagueiro Nei, abrindo a conta. Mas Roberto Dinamite dinamitou o rival e virou a história, deixando a rapaziada a um ponto da ponta do seu grupo. O duelo do  marítimo teve 1.630 testemunhas e o  treinador Antônio Lopes armando assim a sua patota: Mazaropi; Galvão, Nei, Ivan e João Luís (Gilberto); Serginho (Da Costa), Ernani e Cláudio Adão; Catinha, Roberto Dinamite e Marquinho. 

 3 - A Revista do Esporte trazia seções como "Meu gol mais bonito"; "Minha maior defesa"; "Meu segundo clube"; "O maior craque que vi jogar", coisas assim. Na edição de Nº 80, que chegou às bancas em 17 de setembro de 1960, lá estava o Rei do Futebol, Pelé, dizendo que o Vasco da Gama era o segundo clube do seu coração. O primeiro, evidentemente, era o Santos, onde começara a carreira profissional e construía a sua história. Dizia o texto: "Desde garoto, sempre fui renitente torcedor vascaíno. Vibrava com as suas vitórias e sofria nas derrotas...Em 1957, tive a honra de vestir a camisa cruzmaltina (foto), pois fui emprestado pelo Santos (durante o Torneio Internacional do Morumbi) ao Vasco, para um combinado que os dois fizeram. Posso garantir que adorei a camisa vascaína. Digo mesmo: se algum dia tivesse que sair do Santos e permanecer no Brasil, daria preferência pelo quadro da Cruz de Malta".


Nenhum comentário:

Postar um comentário