Vasco

Vasco

terça-feira, 3 de setembro de 2019

HISTORI & LENDAS A COLINA - MILHAGEM

1 - Para o Vasco da Gama ser campeão carioca-1952, seu conselho deliberativo aprovou a verba de Cr$ 7 milhões de cruzeiros, uma boa grana para a época. Isso incluía o que deveria ser pago por alimentação,  luvas, gratificações e ordenados de atletas e empregados do clube.

2 – De acordo com o vice-presidedente do departamento de futebol, João Silva, e  seu diretor de futebol, José Rodrigues, o Vasco gastou, em média, durante a campanha pelo caneco, Cr$ 120 mil cruzeiros mensais.

3 – Treinador do tiem vascaíno campeão carioca-1956, Martim Francisco era diplomado  em Filosofia, Pedagogia, Sociologia e Metodologia de ciências congêneres. Possuía uma biblioteca contendo 650 livros sobre o futebol, destacando dois deles: o espanhol “El preparador ténico” e o argentino “Táticas y ténicas”. Para ele, Psicologia é cátedra que deveria ser exigida de treinadores de todas as modalidades.     

4 - Em final de carreira, Martim Francisco foi campeão candango, pelo Gama, em 1979. Depois, dirigiu os times do Taguatinga Esporte Clube e do Grêmio Olímpico Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário