Vasco

Vasco

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

'MEMO' PUBLICITÁRIA ESPORTIVA - GINAS

 Embora os atletas brasileiros pratiquem a ginástica desde o Século 19, esta nunca tocou muito na admiração da torcida brazuca. Devido pouco ouro, prata e bronze no peito, os anunciantes publicitários sempre relegaram nossos ginastas.
 Neste reclame, DE 2006, você vê cinco garotas promovendo uma marca de gel contra lesões - Daiane ds Santos (abaixo à esquerda); Daniele Hypólito (no centro, acima); Ana Paula (primeira em pé à esquerda de sua tela); Camila (à direita, em pé) e Laís (abaixo à esquerda). Pena que o anunciado tivesse nome horrível, não ajudando  muito ao caixa registrador de grana.      
A ginástica foi trazida ao Brasil por alemães, pelo Rio Grande do Sul, usando o método de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. Mas foram os catarinenses os primeiros a fazê-la de esporte por aqui, via Sociedade de Ginástica de Joinville, em 1858 - os gaúchos criaram a sua primeira liga em 1895.
Pelos inícios do século 20,  paulistas e cariocas chegaram à modalidade, levando os três a disputarem o primeiro torneio nacional só em 1950. Na temporada seguinte, as federações de ginástica do RJ, SP e RS filiaram-se à Confederação Brasileira de Desportos-CBD (atual CBFutebol).
 Em 1979, o Brasil conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, na porto-riquenha San Juan, pela equipe formada por Hélio Araújo, João Ribeiro, Reinaldo Ferreira, Mario Albuquerque, Altair Rodriguez e João Tavarez. Individualmente, os primeiros pódios saíram em 2003, no Pan de Santo Domingo-2003, com Michel Conceição (prata no solo e bronze no salto), Mosiah Rodrigues (bronze no cavalo com alças e na barra fixa) e Diego Hypólito (prata no salto).
Em 1980, os ginastas canarinhos estrearam em Olimpíadas, tendo Arthur Zanetti ficado campeão olímpico (em argolas), em Londres-2012, e prata em Rio de Janeiro-2016, e Arthur Nory bronze olímpico-2016.
A gaúcha Daiane Garcia dos Santos é a ginastas brasileira mais dourada. Conquistou nove medalhas em etapas de Mundiais (primeira brazuca) e tem dois movimentos com o seu nome, por ter sido a primeira a fazê-lo: o duplo twist carpado (Dos Santos I), e a evolução deste, o duplo twist esticado (Dos Santos II).
 No time dos rapazes, Diego Hypólito, irmão de Daniele, é o brasileiro mais laureado, internacionalmente, e o maior medalhista individual dos Jogos Pan-Americano. Entre as suas medalhas, consta a prata olímpica do Rio-2016.
Pelo lido, a ginástica brasileira merecia ser mais olhada pelos patrocinadores, pois sim? Agora, estamos em entressafra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário