Vasco

Vasco

sábado, 14 de março de 2020

VENENO DO ESCORPIÃO - MACACO MATA ÁGUIA E RESSUSCITA VELHO PERDEOR

Johnson não atendeu ...
 Lindon Johnson sonhava seguir comandando o governo dos Estados Unidos. O sonho, no entanto, virou pesadelo, no 31 de janeiro de 1968, o início do Tet, o ano lunar vietnamita.
Ele confiava na palavra do general William Westmoreland, que lhe garantia não demorar a obter a capitulação de Ho Chi-Min e dos seus guerrilheiros vietcongues.  
 No entanto, enquanto se comemorava a chegada do Ano do Macaco, os norte-vietnamitas atacaram as tropas norte-americanas instaladas no Vietnam do Sul e aquele foi o começo do fim político do presidente Johnson.
último pedido de Westmoreland
 No que ficou conhecido por Ofensiva do Tet, os norte-vietnamitas e os vietcongues atacaram 36 das 44 capitais provinciais e 64 cidades sul-vietnamitas, contando com ferozes 80 mil soldados. Chegaram a ocupar a embaixadads dos Estados Unidos, em Saigon, e a destruir 30 aeronaves do país , em Da Nang, onde o Tio Sam mantinha a suamaior base aérea na região.
 Incrível! Os norte-americanos não queriam acreditar. Mas viram que teriam de sair do sudeste asiático, o quanto antes. A guerra estava perdida, o orgulho do seu povo estraçalhado e a candidatura Lindon Johnson indo para o espaço. O Tio Sam, com a ajuda dos sul-vietnamitas, ainda tentou reagir, desesperadamente. Devastou, com bombardeios, a antiga cidade imperal de Huê, massacrou civis desarmados, entre homens mulheres e ciranças, na aldeia de May Lai.
Foto de www.uncensoredhistory.blogspot.com mostra preso...
  Em Washington, Nova York, enfim, em todo o território dos Estados Unidos, o povo que ligava a TV ficava chocado com cenas da guerra. Uma delas ficou marcada pela tremenda crueldade de um aliado do Tio Sam, o  Chefe de Polícia de Saigon – Nguyen Loan – executando, sumariamente, um suspeito, por um tiro na nuca, no meio da rua.
...executado na rua pelo general Nguyen Loan,
em foto reproduzida de www.belfastchildis.com
 Aquilo não adiantava nada, nião faria a turma de Ho Chi-Minh se amedrontar dos cruéis  guerreiros norte-americanos e  dos aliados do Vietnam do Sul, do presidente Van Thieu.
Tanto que, quando o general Westmoreland pediu o reforço de 206 mil homens, o presidente Lindon Johnson só lhe deu 13.500. E ordenou a redução dos bombardeios a Hanói. 
Johnson vira que seria melhor negociar o final da guerra, o que foi discutido a partir de maio, em Paris – a Águia havia sido engolida pelo Macaco, que conseguiu ressucitar o perdedor Richard Nixon (duas derrotas eleitorais), assunto para um futuro texto sobre um outro homem engolido pelo destino político, o Escândalo Watergate, em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário