Vasco

Vasco

domingo, 8 de março de 2020

DIA (08.03.20) DE PEGADA NO CANECO

  Em qualquer atividade, busca-se vencer, é claro. No caso do Vasco da Gama, em um 8 de março, o grande lance na data não foi sair de campo na frente do lacar, mas com um empate. Explica-se: por ter ficado no 1 x 1 Colo Colo-CHI, a Turma da Colina pode empatar o jogo seguinte - 0 x 0 River Plate-ARG - e tornar-se vencedor do I Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, o primeiro título de um clube brasileiro no exterior.
Friaça, reproduzido da revista Esporte Ilustrado,
marcou gol importantísimoe, em 1948
 Coincidentemente, em um outro 8 de março, um outro empate deixou os vascaínos na mesma situação, para carregar caneco, como leremos abaixo. A data teve grandes vitórias sobre os  rivais Fluminense e Botafogo, e  goleada pra cima de convidante paraense. Mas, convenhamos, nenhuma das vitórias teve o sabor do empate citado mais acima. Melhor do que isso, só a beleza, a força e a inteligência da MULHER, que celebra, hoje, internacionalmente, o seu grande dia. 

VASCO 1 X 1 COLO COLO está registrado no caderninho de uma segunda-feira de 1948, no Estádio Nacional de Santiago do Chile, com o gol cruzmaltino marcado por Friaça. O time era treinado por Flávio Costa e já demonstrara intenções de título nas partidas anteriores: 14.02.1948 –  2 x 1 El Litoral-BOL; 18.02.1948 –  4 x 1 Nacional-URU; 25.02.1948 –  4 x 0 Municipal-PER; 28.02.1948 – 1 x 0 Emelec-EQU. Naquele 8 do 3, a Turma da Colina foi: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Ismael e Chico.


Zé Sérgio foi campeão vascaíno, em 1987
VASCO 2 x 1 BOTAFOGO valeu pelo Torneio Rio–São Paulo-1952, em um sábado, no Maracanã, apitado por J. Aldridge, com gols cruzmaltinos tendo assinaturas por Friaça e Noca, diante de 35.652 almas. O time, treinado por Gentil Cardoso e jogou com: Barbosa, Lola e Clarel; Ely, Aldemar (Danilo) e Jorge; Noca, Ademir, Friaça, Ipojucan e Jansen.

VASCO 2 X 0 FIGUEIRENSE terminou com o caneco do Torneio Imprensa sendo levado, de Florianópolis, para as prateleiras de São Januário, no 8 de março de 1977. História de 1977, escrita no gramado do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, com gols marcados por Dirceu Guimarães e Ramon Pernambucano. O placar ancorou o Almirante na final do Torneio Imprensa de Santa Catarina, diante do Avaí-SC, da mesma Floripa e no mesmo local, dois dias depois. Com gols de Ramon e de Helinho, os 2 x 1 valeram mais uma glória à rapaziada.  

VASCO 4 X 3 FLUMINENSE foi um duelaço do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro-1998, em um domingo, no Maracanã, com 18.770 pagantes. Luizão começou a subir a pressão da galera (24 min), e Ramon fez os cardíacos se cuidarem mais (40). Na etapa final, Ramon voltou a explodir corações (75), enquanto Pedrinho botou a turma que precisava de cuidados especiais para tomar chá (83. Antônio Lopes dara as ordens pra esta moçada que colocava corações em risco: Carlos Germano; Vitor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa e Ramon; Donizete (Mauricinho), Luizão (Alex Pinho) e Pedrinho.


Atriz Claire Trevor reproduzida de amazon.com 
 OUTRA HISTÓRIA - Nos 8 de março, em 1694, era fundada  a Casa da Moeda do Brasil; em 1910,  a aviadora francesa Raymonde Laroche, tornava-see a primeira mulher a receber licença para pilotar avião; em 1910, nascia a atriz estado-unidense Claire Trevor, vivente até 2000; em 1911, quem chegava ao planeta era  Maria Bonita, a companheira de Lampão durante os tempos do cangaço; em 1929, a cantora e apresentadora de TV Hebe Camargo, viva até 2012.
Entre os atletas, o aniversariante que passou por São Januário foi o ponteiro-esquerdo Zé Sérgio Presti, paulistano, desde 1957. O Vasco da Gama o contatou para as temproadas 1986/1987 -  nesta última foi campeão estadual-RJ  - quando já tinha no currículo 30 partidas pela Seleçãop Brasileira. Pela Turma da Colina, jogou ao lado de Acácio, Mazinho, Geovani, Dunga, Tita, Roberto DinQuando não era um vascíno, disputou 30 jogos pela Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário