Vasco

Vasco

sábado, 7 de março de 2020

VASCO SUBVERSIVO, NOCIVO AOS RIVAIS

No 7 de março de 1808, o cara ca capa deste livro
chegou ao Rio de Janeiro, terra onde...
Em 1926, o maior rival do Vasco da Gama era o América, à época um dos grandes clubes cariocas. No 7 de março, o Almirante afundou, o Diabo, sapecando-lhe 3 x 0, prejuízo que só não incendiou o Inferno por ter sido em amistoso - dominical.
Apitado por Everardo Martins Tinoco, aquele foi o primeiro compromisso vascaíno da temporada, rolado em General Severiano, com Russinho (2), no primerio tempo, e Tatu, no segundo, cavando o buraco dos alvirrubros.
O uruguaio Ramón Platero era o chefe da Turma da Colina, que bateu por conta de: Nelson, Hespanhol e Itália; Nesi, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Tatu e Dininho - público e renda não foram divulgados.  
Bastido uma vez, batido duas. No 7 de março de 1988, pela Taça Guanabara, o Almira foi mais impiedoso e madou 4 x 1 América, no Maracanã, diante de 2.044 pagantes que ouviram apitaços de Pedro Carlos bregalda.
 Fernando (12 min), Bismarck ( 80 e 89) e Romário (87) foram os cerradores de xifres do Diabo, em uma segunda-feira, com ferramentas entregues pelo chefe Sebastião Lazaroni, que mandou à luta: Acácio; Donato, Fernando e Lira; Zé do Carmo, Josenilton (Bismarck) e Geovani; Mauricinho, Romário e Dirceru (Vivinho).    
Aquele foi o terceiro Vasco x América dos 7 de março. Em 1956, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, houve encimagem do muro: 3 x 3.  Naquele Clássico da Paz, válido pelo atrasadinho Estadual-1955, Vavá (20 e 30 min) e Beto (88) marcaram para o time do treinador Martim Francisco, diante de 55.356 pagantes.
MAIS GRANDES – O Almirante é capaz até de subverter a língua portuguesa, como insinua este intertítulo.  Para ele, criagem para dias de vitórias sobre grandes clubes. Vencido, um, dois, três, estará aí a brecha para a subversão gramatical, induzida, neste caso, por pancadas sobre Atlético Mineiro (3 x 1), Botafogo (2 x 0) e Fluminense (4 x 0), depois de América (4 x 1). 

... o vascaíno Bismarck foi capa de revista, marcou
 muitos gols e ficou famoso...
VASCO 3 X 1 ATLÉTICO-MG vem com recuêta no tempo. Voltamos para 1945, quando o placar do 7 do 3  aconteceu no Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte, amistosamente, com João Pinto (45 min ), Lelé (55) e Cordeiro (70) desarrumando o terreiro do Galo (apelido do Atlético-MG).
José Ferreia Lemos apitou e o treinador uruguaio Ondino Viera levou esta moçada à Beagá: Barbosa, Rubens e Sampaio; Berascochea, Dino e Argemiro; Santo Cristo (Cordeiro), Lelé (Isaías), João Pinto,   Moacyr e Friaça.  

VASCO 2 X 0 BOTAFOGO foi clássico domingueiro da Taça Guanabara-1993, com Bismarck (46) e Luizinho (47) fustigando a rede do Maracanã, sob as vistas de 43.639 desportistas. Léo Feldman apitou e o treinador Joel Santana, ex-zgueiro vascaíno, escalou a sua moçada assim: Carlos Germano; Pimentel, Tinho, Jorge Luiz (Alê) e Cássio; Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila, William (Sidnei) e Carlos Alberto Dias; Valdir Bigode e Bismarck.    

VASCO 4 X 0 FLUMINENSE valeu pela Taça Rio-2004 - segundo turno do Estadual - e foi dia de Valdir fazer cabelo, barba e bigode. No filó do Maracanã, ele tripintou  (24, 78 e 79 min) - Róbson Luiz (36) fez mais um, para a moçada comandada por Ricardo Gomes e que era: Fábio; Claudemir, Wescley, Henrique e Vitor Boleta; Ygor, Rorigo Souto, Cadu e Róbson Luis (Coutinho); Alex Alves (Beto) e Valdir Bigode.  O apito foi de Luís Antônio Silva dos Santos e o público de 29.133 pagantes.    
  Antes disso, no 7 de março de 2002, o Almira havia ficado nos 2 x 2 Flu. Haroldo (60 min) e Cadu (63) marcaram e o prélio, sem público e renda divulgados, rolou no estádio da carioca Rua Bariri, valendo pelo Estadual-Taça GB.                                              
Teve gente, porém, que penou muito mais nos 7 de março, um dia de Almirante impiedoso, copeiro e faixeiro. Como foi?
...como a voleira Fabi, que foi uma vascaína e
reproduzida de facebook.com
VASCO 6 X 0 CAMPO GRANDE esteve marcado para uma quarta-feira, em São Januário, pelo Estadual. Pintaram 3.391 pagantes e, durante o sacode, Bismarck  (35, 45 e 51 min), Bebeto (53 e 79) e Tita (72) fizeram o furdunço na cozinha do Campusca
Valeu o título da Taça Guanabara-1990, antecipadamente. O técnico era o ex-capitão vascaíno (1974) Alcir Portela e a sua turma foi: Acácio; Luis Carlos Winck (Vivinho), Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Andrade, William e Bismarck; Sorato (Roberto Dinamite), Bebeto e Tita.

GRANDE 7 DE MARÇO! Data em que, em 1808, a  família real portuguesa chegava ao Rio de Janeiro e Dom João Sexto autorizou a instalação de indústrias em qualquer ponto do Brasil. 
Em 1876, Alexander Graham Bell patenteava o telefone e, em 1875, nascia o compositor francês Maurice Ravel, que viveu até 1937. Quem não gosta do Bolero de Ravel?
 Quem tambem pintou na data foi o matador piauiense Simão Teles Bacelar, o Sima, que esteve nas cogitações vascaínas. Segundo ele, deve ter feto mais de mil gols, pois, em muitos amistosos pelo interior do seu Estado,  não havia súmula, e ele era useiro e vezeiro de abusar de bater na rede.  
Entre a rapaziada nascida nos 7 de março e que vestiu o blusão do Almirante, em 1984, a Dona Cegonha marcou dois atletas para serem fuebolistas vascaínos: o zagueiro Douglas da Silva e o apoiador Coutinho. O primeiro teve a preposição do meio do seu nome roubada pela imprensa e os locutores esportivos, que só o chamam e o escrevem por Douglas Silva. Nascido em Florianópolis-SC, ele foi da Turma da Colina, por 37 jogos e sete gols, entre 2014/2015, tendo nesta última temporada ficado campeão no Estadual-RJ. De sua parte, Coutinho - Rafael Coutinho Barcellos dos Santos - nascido em Macaé-RJ, atuou como volante vascaíno, entre 2003/2007, por 96 jogos e  três gols. 
A figura de maior destaque, no entanto, que vestiu a camisa do Almira, nascida nos 7 do 3, foi a voleira Fabiana Alvim de Oliveira, a Fabi. Uma das mais premiadas atletas do  voleibol brasileiro, com mais de 50 títulos, entre estaduais, nacionais e internacionais, ela esteve vascaína, entre 2.000 - campeã do Estadual-RJ - e 2001. Carioca da gema, por medir 1m69cm, especializou-se em jogar como líbero, posição criada a partir de 1998 e, mesmo com sua baixa estatura, ganhou ouro das Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário