Vasco

Vasco

segunda-feira, 23 de março de 2020

UMA LETRA FLUMINOU FLUMINENSE

Daurte da Cista reproduzido de
www.mercadolivre.com.br
Você lerá, mais a baixo, que o 23 de março tem o grande lance vacaíno do título de campeão estadual-2003, com muita arte. Brasileiríssima! Foi nesta data, também, quer o colonizador Portugal nomeou, em 1553, Duarte das Costa para governador-gral do Brasil. Já em 1869, o então marquês Luís Lima de Alves e Silva tornava-se Duque de Caxias, o últmo do Império dos Orleans e Bragança, por conseguir derrubar a fortaleza de Curupaiti, que vinha impedindo o progresso das tropas  aliadas na guerra contra o Paaraguai, há 720 dias.    

Deixado o fuzil de lado e passando para assuntos da pelota, eram jogados 30 minutos do segundo tempo, quando Léo Lima  do lado esquerdo do ataque cruzmaltino, cruzou, de letra, para a área triocolor. Cadu escorou e Souza matou. Foi o gol que deu ao Vasco o título de campeão estadual-2003, por 2 x 1 Fluminense. Como havia vencido o primeiro jogo da decisão, pelos mesmos 2 x 1, a Turma da Colina foi para o Maracanã, naquele domingo,  podendo até perder por um gol de diferença. Mas não quis conversa. No primeiro minuto da finalíssima, Léo Lima já mandou goleiro tricolor buscar a pelota no fundo do balaio, sob as vistas de 77.590 almas com ouvidos ligados nos apiosd de Samir Yarak. O chefe Antônio Lopes teve estas rapazea: Fábio; Russo, Alex, Wellington Paulo e Edinho; Henrique (Rogério Corrêa), Bruno Lazaroni e Léo Lima (Rodrigo Souto); Marcelinho Carioca, Marques (Cadu) e Souza.
  
O "letrista" Léo Lima reproduzido
de www.netvasco.com.br

ARREPIOU O DIABO - Além de campeão na data 23 de março, a moçada aprontou outra.  Se o Diabo tivesse bola de cristal, corria do Vasco, como dizem que corre da cruz. Em 1961, por exemplço, foi um inferno. Vasco da Gama 4 x 1 Américas-RJ foi uma A brasa mandada uma quarta-feira, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo, com apito de Armando Marques e sem público divulgado. Sabará (13 min) foi quem começou a tocar fogo no barraco. Pacoti (18 e 71) e Delém ( 64) completaram o incêndio. As laberedas foram a mando do treinado por Martim Francisco, para: Ita; Paulinho, Bellini e Coronel; Écio e Barbosinha; Sabará, Delém, Pacoti, Lorico e Da Silva.

FREGUÊS INSISTENTE – É o que se pode dizer do Olaria. Na data 23 de março caiu, por três vezes ante o bico das chancas cruzmaltinas. Em 1969, pelo Campeonato Carioca, rolou Vasco 2 x 1 Olaria, Ilha do Govenador, em tarde dominical, ante apito por Carlos Costa e sem público anunciado. Adílson abriu o placar (17 min) e Bougleaux (20) o fechou. Quem dirigia a turma era o ex-ponta-esquerda vascaíno Pinga (José Lázaro Robles). Seus vencedores: Valdir; Fidélis, Brito, Moacir e Eberval; Alcir e Buglê; Nado, Adilson (Bianchini), Valfrido e Silvinho. 
Em 1986,  Vasco 2 x 0 Olaria, também dominical, valeu pela Taça Guanabara, na Rua Bariri. Josenílton (25 min) e Romário (51 estamparam o barbante, legalizdos pelo árbitro Carlos Elias Pimentel e testemunhados por 7.323 desportistas. Antônio Lopes treinava esta patota: Paulo Sérgio; Paulo Roberto, Donato, Fernando (Morôni) e Lira (Mazinho); Vítor, Josenílton e Gersinho; Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.
Bougleaux (D) reproduzido da revista
 Fatos & Fotos 
Em 2005, Vasco 2 x 1 Olaria, em noite de quarta-feira, na mesma Rua Bariri, valeu já foi da Taça Rio.  Jogo de publiquinho - 503 pagantes e renda - R$ 4.825,00 - que não pagou as despesas da peleja. Willian Marcelo de Souza Nery apitou e Claudemir (11 min) e Romário (67) barririzaram o placar, para sorrisos do treinador Joel Santana e desta galera: Fabiano Borges; Claudemir, Fabiano, Adriano e Ricardinho (Diego); Coutinho, Allan Delon (Dominguez) e Rafael Nascimento; Marco Brito (Róbson Luis), Alex Dias e Romário.
            
TORNEIO INÍCIO - No futebol carioca já houve uma fórmula esquisita de decidir vencedores: por escanteios. Foi assim que o Vasco começou a conquistar o de 1930, disputado, em São Januário e decidido com o Bangu. Na estreia, Vasco da Gama 0 x 0 Syrio e Libanez, mas vencendo (1 x 0), no chamado corner da época do vocabulário inglesado. Flávio Pinto Duarte apitou o time teve a mesma formação nas três partidas que valeram o título: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Nesi e Molla; Paschoal, Paes, Rainha, Mário Mattos e Badú. A história se repetiu diante do Brasil, mas com apito de Oswaldo Kroft de Carvalho. Na final, contra os banguenses, Badu bateu na rede, no segundo tempo, sob apitos por Leonardo Gonçalves Teixeira. E o caneco ficou por lá mesmo.


Reprodução de www.vasco.com.br
Tem, ainda, a data 23 de março, o nascimento de gente importante, como: 1 - o cineasta japonês Akira Kurowawa (1910 a 1998), que encantou os adolescentes brasileiros da décadas-1960, pelo filme de aventura O Samurai Pirata; 2 - o engenheiro espacial alemão Wernher von Braul  e 3 - o ator brasileiro Waler Foster, que trocou, com a atriz Vida Alves, o primeiro beijo na TV brazuca, na década-1960. 
Entre atletas que passaram pelo Vasco da Gama, chegaram na data:  o futebolista Mário Tilico e o basquetebolista David Wayne Jackso Junior, que esteve pela Colina, entre .2016 a 2018, jogando com 1m98cm de altura e nascido na norte-americana Maryland, em 1982.

Mário (de Oliveira Costa) Tilico, carioca, nascido em 1965, herdou o apelido do pai pernambucano Cria dos infantis vascaínos, ficou por São Januário, durante as temporadas 1985/1986, saiu para ganhar experiência no alagoano CSA, mas ao voltar ao VAsco, em 1987, ão encontrou espaço e saiu, de novo, para nunca mais voltar. Quando nada, foi embora deixand o seu nome inscrit na galeria dos campeões da Taça Guanabar-1987a-1986/1987 e do Estadual-RJ-1987. 

VASCO 2 X 1 PINHEIROS-PR -

Nenhum comentário:

Postar um comentário