Vasco

Vasco

sexta-feira, 27 de março de 2020

GAROTO DO PLACARA FICOU MALUCO

Que barato! Russinho, o homem da baratinha, reproduzido de
www.pensarvasco. Agradecimento deste blog não comercial.
Almirante nunca teve pretensões de ser cantor. Mas, nos 27 de março, fez tanto sucesso pelo Nordeste brazuca 
quanto Waldick Soriano, aquele baiano que mandava Eu não sou cachorro não. Náutico, Vitória, Ceará e Santa Cruz sentiram a força de sua cantada. Se bem que sobrou, também, para o Botafogo. Foi de pegar fogo! 

VASCO 5 X 2 BOTAFOGO está no túnel do tempo com dois detalhes curiosos: 1 - após 30 de outubro de 1926, data do último compromisso daquela temporada, este foi o terceiro jogo vascaíno, em 1927. Singifica que o Almirante passara dois meses parado, impensável, atualmente; 2 - a partida, amistosa, no Estádio General Severiano, teve dois árbitros: Manoel Marum foi substituído por Octávio de Almeida. O Almira teve os seus  gols maracados por Negrito (8 min), Hespanol (12), Bolão (18), Pachoal (48) e Russinho ( 69). O treinador inglês Harry Welfare mandou à casa do rival: Nélson, Hespanhol e Itália; Nesi, Bolãoe Arthur;  Paschoal, Torterolli, Russinho, Tatu e Negrito. 

VASCO 2 X 0 VITÓRIA-BA, em uma quinta-feira de 1941, está registrado como o segundo pega entre o Clube da Colina e o Leão da Barra - duelo iniciado em 16 de abril de 1936. O local da partida, Estádio da Graça, não existe mais e o árbitro tinha nome de cantor de sucesso, Anísio Silva. Sem saber quantos torcedores estavam na casa, os urugauios Viladoniga, no primeiro tempo, e Figliola (69 min)  visitaram as redes baianas. Turma do dia: Gaguinho, Jahu e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Manoel  Rocha, Alfredo I, Viladoniga, Gonzalez e Orlando, treinados por Harry Welfare.  
Friaça, reproduzido de
 www.vsco.com.br foi um dos que
amalucaram o garoto do placar

VASCO 8 X 4 BOTAFOGO foi o que se pode chamar de pega com placar maluco. Vitória de virada, em uma quara-feira, pelo Torneio Relâmpago-1946, e penúltima apresentação da rapaziada na competição, por sinal, conquistada com os trabalhos técnicos de Ondino Vieira, quatro dias depois. Quatro dias antes, goleavam: Barbosa, Rubens e Sampaio; Alfredo II, Dino e Jorge (Nílton); Santo Cristo, Djalma, João Pinto, Elgen e Friaça. Confira o desfile dos gols vascaínos: Dino (10 min); Friaça (13, 40 e 57); Djalma (32 e 49; João Pinto (42) e Santo Cristo (61). Edmundo Ardoso apitrou e o público não é conhecido.      

VASCO 3 X 0 MUNICIPAL/CENTRO IQUEÑO-PER rolou, em 1954, em Lima, a capital peruana, com arbitragem do inglês Charles Dean. Público e renda não são conhecidos pelos pesquisadores, que anotaram gols por Djayr, Alvinho e Vavá e ter sido amistoso de uma excursão a gramados peruanos Para ater nos anfitriões, o treinada Flávio Costa chamou: Barbosa, Alfredo II e Fernando Fantoni (Haroldo); Amaury, Danilo e Beto; Sabará, Ipojucan, Friaça (Alvinho) e Djayr.  

VASCO 3 X 1 CEARÁ, em um domingo de 1955, foi o primeiro amistoso entre os dois clubes. Disputado no Estádio Presidente Varbas, em Fortaleza, teve apitagem por José Monteiro. Sem público e renda conhecidos, os gols vascaínos foram marcados por Vadinho, Beto e Wilson Ramos. O lateral-ireito e capitão da primeria metade da década-1950, Augusto da Costa, estava como treinador desta moçada: Barbosa (Wagner), Ismael e Fernando Fantoni; Amaury, Adésio e Coronel; Pedro Bala, Iêdo, Vadinho (Nélson Curitiba), Beto e Djayr (Wilsn Ramos). 
Brto reproauzido de www.osgigasntesdacolina
DETALHE: embora já tivesse desativado o Expresso da Vitória, o Vasco ainda era muito requisitado par amistosos pelo país. Tanto que na véspera desta partida, havia jogado (1 x 1) contra um, outro time da capital cearense, o Ferroviário      

VASCO 2 X 0 BONSUCESSO teve um Almira muito avexado. No primeiro minuto, navegou até a rede rubro-anil, com cores pintadas pelo uruguaio Danilo Menezes. Se bem que demorou pra voltar à caçapa: Bougleaux (38 min) foi o remador. Valeu pelo Campeoanto Carioca-1968, não se soube do público, mas do juiz, sim: Antônio Viug. O treinador Paulinho de Almeida confiou em: Pedro Paulo; Ferreira, Brito Fontana e Lourival; Bougleaux e Danilo Menezes; Nado, Nei Oliveira, Bianchini e Silvinho.  

VASCO 2 x 1 SANTA CRUZ valeu, em uma quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro-1985, no Estádio do Arruda (José do Rego Maciel), em Recife, a casa da Cobra Coral. Corria a primeira fase do segundo turno e 7.696 almas foram conferir o veneno levado pela nau do Almirante. O apito esteve com Roque José Gallas-RS e os gols da moçada saíram com Geovani (21 min) e Roberto Dinamite (68). Edu Coimbra era o treinador e os seus venceedores chamavam-se: Acácio; Edevaldo (Nei), Donato, Ivan e Aírton; Oliveira, Luís Carlos Martins e Geovani; Mauricinho, Roberto Dinamite e Silvinho (Gilberto).

Gloria Swanson by Esoterica Art Agency
to Fine Art America
VASCO 2 X 0 AMÉRICA -  em uma quinta-feira de 2008, em São Januário, pela quinta rodada da Taça Rio. O serviço foi conferido por 1.477 sujeitos. Nilton Feitosa do Nascimento apitou e Leandro Bonfim (68 min) e Jean 86) bateram na rede. Alfredo  Sampaio era  o treinador e a sua galera esta: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calisto; Jonílson, Beto (Jean), Leandro Bonfim e Morais (Souza); Edmundo (Alex Teixeira) e Alan Kardec.

CONFERÊNCIA DE VITÓRIAS FEITA, anote fatos importantes ocorridos na mesma data 27 de março; 
1965 - inauguração da Ponte da Amizade,  ligando a brasileira Foz do Iguaçu à paraguaia Ciuydad del Este, sobre o Rio Paraná; 1966 – a Taça Jules Rimet desaparece, em Londres, dias antes do inicio da Copa do Mundo, e é encontrada, enrolada em jornais, por David Corbette, que passeava com seu cãozinho, por uma praça ao sul da capital inglesa; 1998 - autoridades médicas dos Estados Unidos aprovam a primeira pílula - Viagra - para o uso contra a impotência masculina sexual.

Nasciam: a atriz norte-ameicana Gloria Swason (1899 a 1983; a cantora, també, norte-americana Sarah Vaughn (1924 a 1990  e o cineasta basileiro Roberto Farias (1932 a 2018).
Reprodução de capa de disco dos maiores sucessos

Para uso da camisa vascaína, a Dona Cegonha trazia: o goleiro Moacir Barbosa Nascimento, considerado o melhro de todos os tempos, em São Januário.  Entregue em Campinas-SP, em 1921, viveu até 2.000 e teve duas passagens pela Colina: de 1945 a 1955 e de 1958 a 1962. Conquistou estes titulos vascaínos: Torneios Municipal-1947/1948; Torneio Início do Campeoanto Carioca-1948; Campeonatos Carioca-1945/1947/1949/1950/1952/1958; Campeonato Sul-Americano de Cçlubees Campões-1948; Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro-1953; Torneio de Santiago do Chile- 1953; Torneio Rivadáia Coprêa Meyer-1953 e Torneio Rio-São Paulo-1958.

Em 1981, o chegante era o zagueiro carioca Rogério (de Albuquerque) Corrêa, campeão estadual-RJ-2003. Fez apenas 16 jogos, entre 2002 /2003. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário