Vasco

Vasco

quarta-feira, 4 de março de 2020

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - DIA DIAMANTADO


Leônidas foi apelidado por Diamante Negro
No futebol brasileiro, o fato marcante foi a estreia vascaína do goelador e Leônidas da Silva, em 4 de março de 1934, em São Januário, em Vasco da Gama 3 x 0  Palestra Itália, futuro Palmeiras, amistosamente - Carreiro, Russinho e Gradim bateram na rede, por esta escalação: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto e Mola (Tinoco); Bahianinho, Leônidas da Silva, Gradim, Russinho e Carreira. Quem comandava a patota era o inglês Harry Welfare. 
Leônidas, no entanto, demorou pouco pela Colina. A então Confederação Brasileira de Desportos-CBD o tirou do Vasco, oferecendo-lhe vantagens para disputr a Copa do Mundo daquele 1934, na Itália, tendo ele marcado o gol brasileiro em nosso único jogo: 1 x 3 Espanha.
Oficialmente, Leônidas da Silva estreou em 1º de abril da mesmas temporada-1934, em Vasco 2 x 1 América, pelo Campeonato Carioca. Só fez um gol com a camisa vascaína, em em Vasco 2 x 0 Bonsucesso (13.04.1934), pelo Campeonato da Liga Carioca de Football - Rey, Domingos da Guia e Itália; Tinoco, Fausto (Jucá) e e Gringo; Baiano, Leônidas, Gradim, Russinho e Orlando foi o time escalado por Harry Welfare, que o teve, aidna, em: 2 x 0 Bangu (08.04.1934) e 0 x 1 São Cristóvão (22.04.1934).

Nenhum comentário:

Postar um comentário