Vasco

Vasco

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

OS XERIFES - ITÁLIA-8

 O zagueiro Itália, registado por Luís Gervasoni, formou dupla "chega junto" e junto com o companheiro, representou a zaga do Vasco da Gama durante o primeiro jogo do Brasil em um Mundial.
Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1907, viveu até 1963, tendo sido um vascaíno entre 1926 a 1937. Era capitão devido a sua liderança dentro de campo, o que mostrou bem durante as conquistas dos títulos regionais de 1929/1934/1936, nesta última temporada quando foram disputados dois Estaduais e o Vasco venceu o da Federação Metropolitana de Desportos – a outra entidade era a Liga Carioca de Football.
  Além da participação na primeira Copa do Mundo, o zagueirão ajudou o Brasil a ganhar a Copa Rio Branco-1932, nos 2 x 1 Uruguai, em 4 de dezembro. Totalizou nove jogos pelo escrete nacional, vencendo oito e caíndo em um.
Pelo Vasco da Gama, ficou campeão carioca em três oportunidasdes: 1929 – Jaguaré, Brilhante e Italia; Tinco, Fausto e Mola; Pascoal, Russinho, Carlos Paes, Mário Mattos e Santana; em 1934 – Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Faustgo e Mola; Orlando, Almir, Gradim, Nena e D´Alessandro – e em 1936 – Rey, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocro; Orlando, Feitiço, Kuko, Nena e Lima.
Itália é um dos primeiros ídolos do Vasco e participante de uma geração que ajudou o Vasco se firmar como potência do futebol brasileiro, depois de várias brigas com os “grandes” da época e que não conseguiam aceita-lo escalando negros, pobres e operários em seu time.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário