Vasco

Vasco

terça-feira, 1 de agosto de 2017

OS XERIFES DA COLINA - MIGUEL-7

Contou-se, em 1971, que,  ao propor ao meia Afonsinho, que estava no Olaria, ir para São |Januário, o Vasco da Gama ouviu como resposta que incluísse o zagueiro Miguel e o lateral Alfinete na troca de endereços. O “Almirante” topou e teve um “xerifão” em sua zaga,  entre aquela temporada e 1975, quando o negociou com o Fluminense.
Miguel Ferreira de Almeida, nasceu carioca, em 20 de setembro de 1949. Em algumas informações sobre ele consta que seu verdadeiro nome seria Miguel  Ferreira Pereira, mas nos registros do Vasco da Gama e da Confederação Brasileira de Futebol vale a primeira opção citada.
Em foto de www.paixaovascao, Miguel é o penúltimo à direita,
 ao lado de Andrada, Paulo César, Moisés, Alcir e Alfinete
Miguel jogava duro, mas era um zagueiro técnico. Não era de falhar a toa e nem de enfeitar jogadas, ou dar chutões, livrando-se da bola em momentos de agito em sua defesa.
 Muitos cronistas o apontaram com o grande nome da defesa quando o Vasco conquistou o seu primeiro Brasileirão, em 1974 – a defensiva da última partida teve: Andrada; Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete. Estavam certos, pois ele ganhou a principal premiação da imprensa esportiva brasileira, a “Bola de Prata”, da revista “Placar”, como o melhor de sua posição.
Miguel formou duplas, com Renê e Moisés, na zaga vascaína e chegou à Seleção Brasileira, tendo disputado 11 jogos pelo time olímpico (quatro vitórias, quatro empates e três escorregadas) e mais 11 pela equipe principal (nove vitórias, um empate e uma queda). Ficou campeão das Copas Rio Branco (contra o Uruguai) e Roca (diante da Argentina); da Taça Oswaldo Cruz (encarando o Paraguai) e do Torneio Bicentenário dos Estados Unidos, todos em 1976.
Nesta última disputa, Miguel ajudou a vencer a Inglaterra (1 x 0), a seleção da liga NASL, dos Estados Unidos (2 x 0)  e a Itália (4 x 1) – Leão; Orlando “Lelé” (Getúlio), Amaral e Marco Antônio (Beto Fuscão); Falcão (Givanildo), Rivelino e Zico; Gil, Roberto Dinamite e Lula foi o time, comandado por Oswaldo Brandão, foi o time.       

Um comentário:

  1. Bons tempos, a zaga do Vasco era muito boa, com o goleiraço Andrada, e Miguel um ótimo zagueiro.

    ResponderExcluir