Vasco

Vasco

terça-feira, 22 de agosto de 2017

XERIFES DA COLINA MAURO GALVÃO -26

Dia 19 de dezembro de 1961. Nascia, em Porto Alegre, o futuro zagueirão Mauro Geraldo Galvão. A sua vida cruzmaltina começou em 1997, temporada em que conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Para quem o considerava já velho, pois chegaras à Rua General Almério de Moura contando 35 viradas de calendário, aquela era a melhor resposta foi dada  em 1998, no centenário do “Almirante”: levantou, como capitão, a Taça Libertadores da América.
 Mostrando-se um “marujo” atrevido na zaga vascaína, Mauro Galvão ficou pela Colina, até 2000, a tempo de conquistar, também, o Torneio Rio-São Paulo-1999 e a Copa Mercosul e o Brasileirão-2000. Com o que aprendera em uma carreira que incluíra participação na Copa do Mundo-1990 e o título da Copa América-1989, em 26 jogos pela Seleção Brasileira, foi convidado, um ano depois da aposentadoria, para treinar a “Turma da Colina”. Como não tinha experiência no novo cargo, ficou por pouco tempo. Passou a assistente de treinador, até o início de 2004. Depois de tanto rodar, está de novo em São Januário, trabalhando na formação da garotada.
Reprodução de www.osgigantesdacolina
Quem quiser conhecer, em outros clubes, a carreira de Maro Galvão, o cara que levantou a taça do único tricampeonato estadual vascaíno, marcando o gol do título, deve procurar, nas livrarias de antiguidades, um lançamento, de 1998, intitulado “Mauro Capitão Galvão – Lições de Vida, Lições de Futebol”. Seus títulos vascaínos de 1997/2000 (Brasileiros); 1998 (Estadual-RJ e Libertadores); 1999 (Rio-São Paulo) e de 2000 (Copa Mercosul) estão ali contados, em detalhes. Confira, abaixo, três jogos inesquecíveis do antigo capitão vascaíno:

 14.05.1998 (quinta-feira) – Vasco 1 x 0 Bangu, em Moça Bonita, com público de 1.266 pagantes e renda desconhecida. Ubiraci Damásio de Oliveira (RJ) apitou e Mauro Galvão marcou o gol do tri, aos 47 minutos do segundo tempo. O time teve: Márcio; Vitor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Valber, Nasa Vagner (Juninho Pernambucano) e Pedrinho; Donizete (Mauricinho) e OLuizão (Luís Cláudio). Técnico Antônio Lopes.

26.08.1998 (quarta-feira) – Vasco 2 x 1 Barcelona-EQU, no estádio  Engenheiro Isidro Romero, diante de, aproximadamente, 80 mil almas, com apito de Javier Castrilli (ARG) e gols cruzmaltinos de  Luizão, aos 24, e de Donizete, aos 46  minutos do 1º tempo. A renda não foi informada e o Vasco jogou com: Carlos Germano; Vagner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho Quintanilha (Vítor), Nasa, Juninho Pernambucano e Pedrinho (Ramón Mineiro); Donizete e Luizão (Alex Pinho). Técnico Antônio Lopes.  

03.03.1999 (quarta-feira) – Vasco 2 x 1 Santos, no Morumbi, pela final do Torneio Rio-São Paulo, apitado por Claudio Vinicius Cerdeira, público de 32.495 pagantes e renda desconhecida. O Vasco era:  Carlos Germano; Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Paulo Miranda, Juninho Pernambucano (Henrique) e Ramon Mineiro; Donizete (Vagner) e Luizão (Zezinho). Técnico: Antônio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário