Vasco
6 X 0 Fluminense, pelo Campeonato Carioca-1930, foi o maior sacode do
confronto. Aconteceu em um 9 de novembro, em São Januário, com castigos
por Sant'Anna (2), Mário Mattos(2), Russinho e Tinoco. Rapaziada da
farra de gols: Jaguaré; Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho,
Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant'Anna.

3 - Valeu pela oitava rodada do segundo turno do Estadual-1992, na casa do adversário, o chamado "Alçapão" da Rua Bariri. O "Almirante" venceu o Olaria, por 1 x 0, e o gol foi de Jardem, o primeiro dele como cruzmaltino, aos 83 minutos. Joel Santana estava comandando este time vascaíno: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Jorge Luis, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho, Leandro, Bismarck e William (Tinho); Valdir (Jardel) e Edmundo.
![]() |
... Edmundo ultimou e... |
![]() |
... Romário trezentou |
5 - Aconteceu, também, em um 8 de novembro. Mas de 2001: Romário disputou o seu "jogo-300" pelo Vasco. Valeu pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro e rolou em uma tarde de quinta-feira, em São Januário. Mas o 'Baixinho"não foi à rede, o que era esperado por 1.740 pagantes. No dia, o treinador Paulo César Gusmão escalou: Helton; Rafael Pereira, Geder, João Crlos e Gilberto: Jamir, Bóvio (Geovani), Fabiano Eller (Paulo César) e Léo Lima; Ely Thadeu (Léo Macaé) e Romário.
6- O Vasco já conquistou um troféu que homenageava o seu maior rival, o Flamengo. Aconteceu em 1943, amistosamente, mandando 6 x 1 Fluminense. Cordeiro, nada manso, fez dois; Petrônio outros dois. e Ademir Menezes e Isaías beliscaram um, cada. E carregaram a Taça Clube de Regatas do Flamengo. Esquisito? Mas foi. O treinador uruguaio Ondino Vieira usou estas rapaziadas desmoraliuzante: Oncinha, Haroldo e Rafagnelli; Figliola, Nilton e Argemiro; Cordeiro, Isaías (Petrônio) Ademir Menezes e Djalma.
7 - Em 7 de novembro de 2009, o Vasco garantiu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, rebaixado que fora à Série B, em 2008. Faltavam quatro rodadas para o término da competição, quando conquistou o título da Segundona, vencendo o gaúcho Juventude, de Caxias do Sul. Digamos que havíamos assistido aquele filme em 5 de novembro de 1922, quando os então chamados "Camisas Pretas" subiram à elite do futebol carioca, como campeões da Segunda Divisão-RJ. Vejamos mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário