Vasco

Vasco

terça-feira, 15 de agosto de 2017

OS XERIFES DA COLINA - JAU -21

Ele era um armário na zaga vascaína. Pela imagem que vemos, entrava  no lance com a energia de um tanque de guerra. Que o diga Leônidas da Silva, um dos atacantes que o enfrentou.
O comentário é sobre um cidadão paulistano, registrado por Euclydes Barbosa, nascido em 17 de dezembro de 1909 e que viveu até 26 de fevereiro de 1988.
Jahu chegou a São Januário em 1938, após ter sido campeão paulista, pelo Corinthians, na mesma temporada em que  disputou uma partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, na França.
Este jogo foi em 14 de de junho, no Estádio Municipal de Bordeaux, com 15 mil torcedores assistindoo |à vitória brasileira, por 2 x 1, e o time sendo: Walter Goulart, Jahu e Nariz; Brito, Brandão e Argemiro; Roberto, Luisinho, Leônidas da Silva, Tim e Patesko, foi o tiume dirigido por Ademar Pimenta.
A formação contou, também, com Argemiro (Pinheiro da Silva, nascido (02.06.1915), em Ribeirão Preto-SP, vascaíno até 1946 e colega de Jahu na Colina desde o mesmo 1938). Jau, no entanto, jogou mais partidas pelo escrete brasileiro, totalizando 10, com cinco vitórias, um emapte e quatro escorregadas.  Desses jogos, a FIFA só considera sete oficiais.
Pelo Vasco da Gama, ele figurou nas nas escalações de 1938 a 1941, quando cinco treinadores – Edgar Noronha de Freitas, Ramón Platero, Gentil Cardoso, Hary Welfare e Telêmaco Frazão de Lima – passaram pela Colina. O seu primeiro Vasco alinhava:  arryh Welfasre e Telêmaco Frazão de Lima – pasasram pela  Joel, Jahu e Florindo; Oscarino, Zarzur (Aziz) e Argemiro (Calocero); Lindo (Orlando), Alfredo (Bahia), Niginho (Fantoni), Villadoniga (Gabardinho) e Luna.
Ao deixar o “Almirante”, Jahu rodou por Madureira, Portuguesa-SP e Santos. Conta-se que passou dias sem lavar as mãos, por ter sido cumprimentado pelo presidente Getúlio Vargas, quando este foi  levar o seu apoio aos jogadores que treinavam para representar o país durante a Copa do Mundo-1938.
    FOTO REPRODUZIDA DE WWW.NETVASC O.COM.BR AGRADECIMENTO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário