Vasco

Vasco

sábado, 19 de agosto de 2017

OS XERIFES DA COLINA - RAFAGNELLI-24

Como é hábito abrasileirar (ou aportuguesar) o nome de quem chega por aqui, o zagueiro Ramón Roque Rafagnelli era escrito pelos jornais como Rafanelli. Não importava. Para a torcida cruzmaltina, o que valia era a sua seriedade de “xerifão” na área, o que ajudou a “Turma da Colina” a conquistar os títulos dos Campeonatos Cariocas de 1945 e de 1947. E o mais importante: o do Sul-Americano de Clubes Campeões, primeiro de uma equipe deste país no exterior, em 1948, no Chile.
Rafaneli ganhou a voga de titular no time do técnico Ondino Vieira na partida de 28 de agosto de 1943, quando o Vasco mandou 5 x 0 no Bonsucesso. Como na rodada anterior havia levado 6 x 4 do São Cristóvão, quem pagou o pato foi o zagueiro Sampaio. E, então, o “hermano” atuou em todas demais partidas do Campeonato Carioca da temporada, com a nova formação ficando: Oncinha; Rubens e Rafagnelli; Figliola, Nilton e Argemiro; Djalma, Ademir Menezes, Isaías, Lelé e Chico.
Em 1945, ano em que o Vasco foi campeão estadual invicto, Rafagnelli já estava neste time-base: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Berascochea, Ely e Argemiro;Djalma, Ademir Menezes, Lelé, Isaías (Jair Rosa Pinto) e Chico. Em 1947, a rapaziada mudou para: Barosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Friaça (Djalma), Maneca, Dimas, Lelé e Chico.
Quanto ao torneio continental, aquele fora armada para sagração do River Plate, chamado de “La Maquina” e considerado o melhor time do mundo. No dia de enfrentá-lo, em 14 de março, o treinador vascaíno, Flávio Costa, decidiu não usar Rafaneli, porque ele era argentino. Desconfiança boba, pois ele jogava sério contra quem fosse o adversário. Como mostrou.
Rafagnelli foi campeão sul-americano de clubes com: Vasco 2 x 1 Litoral-BOL (12.02); 4 x 1 Nacional-URU (18.02); 4 X 0 Municipal –PER (25.02); 1 x 0 Emelec-EU (28.02); 1 x 1 Colo Colo-CHI (08.023) e 0 x 0 River Plate (14.03). O time que ele atuou teve: Barbosa, Augusto e Wilson (Rafanelli); Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Friaça (Dimas), Ismael (Ademir) e Chico. Nesta foto da revista carioca "Esporte Ilustrado" , o zagueiro Rafagnelli é o segundo, em pé, da esquerda para a direita








Nenhum comentário:

Postar um comentário