Vasco

Vasco

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

XERIFES DA COLINA - ELY DO AMPARO-23

Ele foi um dos principais “xerifões” da história de São Januário. É o mínimo o que se pode falar de Ely do Amparo,  cruzmaltino entre 1943 e 1954. Após o vexame da Copa do Mundo-1950, quando os uruguis viraram o placar e nos venceram, dentro do Maracanã, ele foi a Montevideu, com o Vasco, e enfiou a porrada em Obdúlio Varela, que ficou quietinho.
Revelado pelo Canto do Rio, Ely não só foi “xerife”, mas, também, jogador disciplinado, um modelo para os colegas. Tornou-se líder no Vasco e na Seleção Brasileira. Inclusive, muitos achavam que, se ele tivesse enfrentado o Uruguai, “el chefe” Obdulio Varela não teria mandado no jogo.
A COFEDERAÇÃO BRASILEIERA de Desportos, no entanto, deixou para Ely xefrifar durante a conquista do Pan-Americano-1952 – disputou, também, o Sul-Americano de 1949 (campeão) e o Mundial-1954, na Suíça.
Nascido em  Paracambi-RJ, em 14 de maio de 1921, Ely viveu até 9 de março de 1991. Fez 19 jogos pelo escrete nacional. Com a jaqueta cruzmaltina, foi campeão carioca-1945/47/49/50/52 e, também, do Sul-Americano de Clubes Campeões-1948, no Chile e primeiro título de um clube brasileiro no exterior.
Após encerrar a carreira, Ely voltou ao Vasco como auxiliar-técnico, preparador de goleiros e treinador. Nestas novas tarefas, foi campeão do I Torneio Internacional do IV Centenário do Rio de Janeiro e da Taça Guanabara, ambos em 1965,  e do Torneio Rio-São Paulo-1966, embora este último com título dividido com Santos, Botafogo e Corinthians, devido a desorganização do futebol brasileiro.
Ely (D), com o irmão goleiro Osny, em reprodução de
www.tardesdepacaewnbu
COSME E DAMIÃO - Quando Duque foiu demitido como treinador vascaíno, o Vasco promoveu Ely ao cargo. Ele convidou o lateral-direito Paulinho de Almeida, em final de carreira, para ser o seu auxiliar e cuidar dos aspirantes, categoria já inexistente, imediatamente abaixo do time A.
Naquele trabalho, Ely e Paulinho trocavam idéias e até juntavam as gratificações das vitórias dos seus times, para dividi-las, igualmente. Era a primeira vez, em São Januário, que o técnico do time principal fazia aquilo. Como ainda tinha contrato como atleta, Paulinho ganhava mais (Cr$ 220 mil cruzeiros mensais). Então, o clube deu o mesmo salário a Ely, que dizia ter aprendido muito com os mestres Gentil Cardoso, Flávio Costa e Zezé Moreira.
Enquanto Paulinho cuidava do preparo físico e dos defensores, Ely ficava com os atacantes e os goleiros.  Para serem teinadores, eles tiveram uma larga experiência como atleta. Ely, que iniciou a carreira, em 1939, como juvenil do América, passou por Vasco, Sport-PE, Bonsucesso e Canto do Rio, pelo qual parou, em 1958. De sua parte, Paulinho começou no Internacional-RS e foi buscado, pelo Vasco, em 1954.      

Um comentário:

  1. Muitos sites colocam Ely no Vasco desde 1943. Mas ele só foi do Vasco mesmo a partir de 1945. Em 1944 ele esteve emprestado ao Vasco para disputar o torneio relampago

    ResponderExcluir