Vasco

Vasco

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

XERIFES COLINA - MINGOTE

Há 94 temporadas, em 12 de agosto de 1923, o Vasco da Gama conquistava o seu primeiro título de campeão do futebol carioca da Série A ˜ contra tudo e contra todos. Era uma resposta aos  preconceituosos dirigentes de América, Botafogo, Flamengo e Fluminense que que não aceitavam negros e brancos pobres nos gramados
O "Almirante" teve dois “xerifes” da primeira zaga campeã, mas, para o torcedor, o que marca mais é o time da foto de campeão, onde Mingote aparece, ao contrário do concorrente Cláudio Destri.
Foto reproduzida do álbum da filha Arli Passini 
Mingote  foi um italiano importante para a campanha de 11 vitórias, em 14 prélios (houve mais dois empates e s uma queda).  Vendia saúde, portando um temendo preparo físico que encaminhava a equipe para viradas do placar, na etapa final.
Chamava-se Domingos Passini, viveu por 73 temporadas (até 1975), chegou pequeno ao Brasil, foi um dos brancos pobres daquele Vasco campeão-1923, trabalhou como pintor de paredes e, na atividade, ganhava mais do que chutando bolas. ele participou de sete dos 14 jogos do título e tornou-se titular a partir do início do returno.
O time-base escalada pelo treinador uruguaio Ramón Platero para o último jogo do campeonato teve: Nélson, Leitão e Mingote; Nicolino, Claudionor e Artur; Pascoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito.   
Antes de Mingote ganhar a vaga que era chamada de “zagueiro-médio”, a partir de 24 de junho, em Vasco 3 x 1 Andarasí, o “xerife” durante as sete partidas do primeiro turno do Estadual-1923 foi Cláudio Destri, que totalizou oito atuações – só uma no returno –, o que significa que teve mais presenças em campo do que Mingote (8 x 7).
Coincidentemente, foi também contra o mesmo Andaraí (1 x 1), em 14 de abril, que o Vasco iniciou a escalada pelo título, tendo Cláudio estado nesta formação: Nélson, Leitão e Cláudio; Nolasco, Claudionor e Artur; Russo, Pascoal, Torterolli, Cecy e Negrito.
FOTO REPRODUZIDA DE WWW.VASKIPEDIA.COM.BR AGRADECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário