Vasco

Vasco

terça-feira, 29 de agosto de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - SANTOS

Se a data for 19 de novembro, nenhum santo faz milagre contra o “Almirante”. Vejamos:

1 - Vasco 2 x 0 Santo Antônio-ES, em uma terça-feira de 1974, foi daqueles “caça níqueis”, em que a moçada foi passar a sacolinha em campo só para carregar a grana que ajudaria a pagar a folha salarial, principalmente de Neném e de Bill; que bateram na rede. 2 - Em 1988, a rapaziada pegou o Santos e descascou 4 x 0, em São Januário, pelo segundo turno do Brasileirão. O mais guloso do dia foi o meia-atacante Bismarck, que beliscou três iscas no “Peixe”, deixando só uma para o lateral-direito Paulo Roberto "Gaúcho" provar. 3 – Em 2006, pelo mesmo Brasileiro, a   "Turma da Colina” foi até o  Estádio  Anacleto Campanella, no ABC Paulista, e rasgou a cartilha do São Caetano. O lateral-direito Claudemir não gostava de cidade cheia de letras.

2 - Em 19 de novembro de 1969, o árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima apitou pênalti contra o Vasco, no Maracanã, Pelé bateu e marcou o seu milésimo gol. Passados dez anos, mas no 18 de novembro, ele estava apitando Vasco 4 x 0 Botafogo da Paraíba, pelo mesmo Brasileirão, mas no Estádio Caio Martins, em Niteroi.  Katinha, aos dois minutos, foi  mais rápido do que ele no apito. Roberto Dinamite (em foto do arquivo do Jornal de Brasília) , Paulinho e Dudu completaram o quadrado no filó. Uma glória para o time de Oto Glória.



3 - O “Almirante” tem aproveitado a data  18 de novembro, por sinal nem só para derrubar a turma do Céu. Mas, também, para ficar em cima do muro. Qire as provas:  Vasco 2 x 2 Botafogo, em 1939; Vasco 1 x 1  São Paulo, em 1941; Vasco 2 X 2 Flamengo em 1945 (jogo suspenso); Vasco 0 x 0 Fluminense, em1956; Vasco 1 x 1 São Cristóvão, em 1962; Vasco 2 x 2 Santos, em 1990. 

4 - Exclusivamente, pelo Campeonato Brasileiro-1972, Vasco e Portuguesa de Desportos estavam com as suas estatísticas igualadas, em número de vitórias, escorregadas,  empates e até gols marcados e levados. Emo novembro,  8 x 8 virou Vasco 9 x 8, na Colina, graças, principalmente,  ao “Batuta” Silva (2), ao "Mineirinho de Ouro”, Eduardo Gonçalves de Andrade, que atendia pelo apelido de Tostão.   







Nenhum comentário:

Postar um comentário