Vasco

Vasco

quinta-feira, 22 de junho de 2023

REMA, REMA, REMA, CRUZMALTINADOS-70

 Em 1970, temporada em que a Seleção Brasileira foi tri da Copa do Mundo, no México, o Vasco da Gama encerrou tabu, de 18 campeonatos, conquistando o Estadual-RJ. Simultaneamente, o remo levantou o caneco da hora, levando para São Januário o  título de Campeão Carioca de Terra e Mar. No futebol,  a taça saiu com uma rodada de antecedência; no remo, no dia das últimas provas do campeonato, na Lagoa Rorigo de Freitas. A rapaziada do Almirante venceu cinco das sete regatas, totalizando 11 vitórias nas últimas 14  provas.

O Vasco precisava só de duas vitórias nas provas decisivas, quando mandou em cinco: Single-Skife; Double; Dois-Sem,  Dois cm e Quatro Sem, com os caras sendo Belga, Pezinho, Bancov e Érico.

                         Reprodução da revista Grandes Clubes

 Além do título principal do remo carioca-1970, o Vasco da Gama conquistou, também, o caneco dos Seniors, Aspirantes e Júniors, só não levanto na categoria Estreantes, na qual foi vice-campeão. Na principal, denominada Campeonato Carioca, entre oito participantes, o Almira somou 514pontos, contra 487 do segundo colocado. Na Seniors, 203 pontos, enquanto o vice chegou a 178. Na Juniors, totalizou 131, deixando o segundo colocado com 123 pontos; os Aspirantes marcram, 114 pontos, quatro amais do que o segundo lugar, e a Estreantes ficou a 12 pontos apenas do vencecor.  

A força vascaína no remo já vinha de outros trempos. O clube havia sido campeão estadual, de 1944 a 1958, consecutivamente, tendo no meio disso levado os títulos de terra (futebol) e mar (remo) em 1945,1949 e 1958.

 HISTORIETA -  O remo vascaíno começou logo após a funadção do clube, tendo a primeira vitória chegado em 4 de junho  1999, com a baleeira Volúvel (a oito remos) tripulada por  Adriano Vieira, Alberto de Castro,  José Lopes de Freitas, José Cunha, José Pereira Buda de Melo, Joaquim de Oliveira Campos, Antônio Frazão Salgueiro e Carlos José Batista Rodrigues. O primeiro título de campeão carioca foi em 1905, com o barco Procelânia, e repetiu a dose em 1906, tendo os primeios campeõs sido: Luciano Saroldi (patrão),    Antônio Taveira de Magalhães, Albano Pereira da Fonseca, Manuel da Silva Rabelo, Raimundo Martins, João Jório, Manuel Gomes Rezende, Joaquim Duarte Guerra e João Saliture.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário