Vasco

Vasco

sexta-feira, 15 de abril de 2016

SALA DE RAIOS- X DA COLINA

“Revista do Esporte”, editada no Rio de Janeiro e que circulou entre 1959 e 1970, trazia uma sessão chamada “Raio X de Corpo Inteiro”, criada para atender curiosidades de leitores. Vamos conferir particularidades de dois ídolos das torcida crduzmaltina.

1 – DELÉM - Vladen Lázaro Ruiz Quevedo, nascido em 15 de abril de 1935, em São Paulo, filho de Antônio Ruiz e de Ademina Lázaro, foi como o atleta ganhou registro civil. Ele dizia-se fã de histórias em quadrinhos e policiais, estas para treinar o raciocínio.
  Católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida, tinha três irmãos mais velhos e uma irmã caçula. Preferia a cor azul, gostava de muito de cinema, principalmente filmes com os norte-americanos Kim Novak, Lana Turner e Glen Ford, e a italiana Gina Lolobrigida. Ass suas películas inesquecíveis foram “Os 10 Mandamentos”, “Salomão” e “A Raínha de Sabá”.
  Na música internacional, Delém, preferia ouvir Frank Sinat e Nat King Cole. Escritores favoritos: Érico Veríssimo e Aluísio de Azevedo. Seus sapatos e chuteiras teriam que ser do nº 40. Colarinho das camisas e blusões, 38. Delém chegou à altura, 1m74cm e o seu peso normal ficava pelos, 69 quilos. Prato predileto: macarronada. Creme dental: Colgate. Sabonete: Phebo. Um bom programa: ir à praia de Copacabana.

2 – BARBOSA – Moacir Barbosa foi o nome que os pais Emídio e Isaura Barbosa escolheram para o goleiro vascaíno, nascido em 27 de março de 1921, em Campinas-SP. Ele começou a rolar a bola, em 1939, como ponta-direita do time do Laboratório Paulista de Biologia, na capital, como amador.
 Ter sido campeão sul-americano de clubes campeões, em 1948, era, para Barbosa, o seu maior título no futebol. Antes do Vasco, defendeu o Ipiranga-SP. Depois, o Santa Cruz-PE, o Bonsucesso-RJ e o Campo Grande-RJ. Isso, sem falar da Seleção Brasileira. Esteve, também, como treinador do Olaria-RJ.
  O goleiro de São Januário cresceu até 1m74cm de altura e jogava pesando, normalmente, 75 quilos. Dizia-se fã dos cantores Ângela Maria, Sílvio Caldas e Gilberto Alves, mas comprava discos de outros cantores brasileiros. Além de música, gostava muito, também, de uma pescaria. Nos gramados, o zagueiro Domingos das Guia e o atacante Leônidas da Silva (ex-vascaínos) foram os maiores craques que vira jogar.
 Católico, de ir bastante à missa, Barbosa tornou-se devoto de Nossa Senhoras Aparecida. Creme dental preferido: Mentasol. Sabonete: Lever. Creme de barbear: Williams. Nos cabelos: água e pente. (foto de Delém reproduzida de capa da Revista do Esporte).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário