Nove meses depois de a Seleção Brasileira ter perdido a Copa do Mundo-1950, dentro do Maracanã, para os uruguaios, o Vasco da Gama, no mesmo local, usou um domingo para bater forte no Peñarol, que escalava nove titulares da Celeste. Era 22 de abril de 1951.
Friaça abriu o placar, aos 16 minutos. Acossado por Mathias González, ele chutou, da entrada da área, fraco, mas com efeito da bola enganando o goleiro Maspoli. O segundo gol foi de Ademir Menezes, aos 30 do segundo tempo, após concatenar a jogada, com Ely e Tesourinha, pela direita. Nesta etapa, o árbitro Carlos de Oliveira Monteiro, o “Tijolo”, expulsou de campo o capitão do time uruguaio, Obdúlio Varela, por ter “botado pra quebrar” em cima de Maneca, em dois lances.
|Obdúlio x Maneca era uma briga particular. Começara em um outro amistoso, em 8 de abril, também um domingo, no Estádio Centenário, em Montevidéu, quando o vascaíno desmoralizara “El Gran Capitán”, num lance em que o entortara - balançou o corpo, fez que ia pela direita e cortou-o, pela esquerda. Quando o Varela girou, tentando parar a jogada, Maneca puxou a bola, com as traves da chuteira, e a fez passar por entre as suas pernas de Obdúlio, sob as vistas de 65 mil almas, num dia em que a “Turma da Colina” estava impossível. Mandou 3 x 0, com Friaça, Ademir e Ipojucan comparecendo ao filó. A rapaziada foi recebido, com festas, no Rio de Janeiro, saudado por todas as torcidas. Confira as duas fichas técnicas:
22.04.1951 – Vasco 2 x 0 Peñarol. Amistoso. Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ); Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro, o “Tijolo”; Gols: Friaça, aos 16 mn do 1 tempo, e Ademir Menezes, aos 30 da etapa final. VASCO: Barbosa, Augusto (Laerte) e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo II; Tesourinha, Ademir, Friaça (Ipojucan), Maneca e Dejayr. Técnico: Oto Glória. PEÑAROLl: Maspoli, Matias Gonzalez e Romero; JC Gonzáles Obdúlio Varela e Etchegoyen (Abadye); Goghia, Piuepoff, Falero (Miguez), Schiafino e Vital.
08.04.1951 - Vasco 3 x 0 Peñarol. Amistoso. Estádio: Centenário, em Motevideu. Arbitragem: Cataldi, auxiliado por Latorre e Otonelli-URU. Público: 65.000. Gols: Friaça, Ademir Menezes e Ipojucan. VASCO: Barbosa; Augusto e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo (Jorge); Tesourinha, Ademir (Ipojucan), Friaça (Jansen), Maneca e Dejair. PEÑAROL: Máspoli, Mathias Gonzáles e Romero; J.C.Gonzáles, Obdúlio Varela e Oturme; Ghiggia, Hohberg, Míguez (Abadye), Schiaffino e Vidal (Pérez).
Nenhum comentário:
Postar um comentário